/governosp
No dia 28 de março, às 21h, o Auditório do Memorial da América Latina vai ficar pequeno para receber tantas e apuradas notas musicais: dividirão o mesmo palco os violonistas Yamandu Costa e Juan Falú. O encontro marca a abertura da série Conexão Latina em 2008.
Considerado um dos maiores talentos do violão de sete cordas, Yamandu já é uma referência mundial na interpretação da música brasileira, que domina e recria a cada performance. Quem o vê no palco percebe seu incrível envolvimento, sua paixão pelo instrumento e pela arte. Sua criatividade musical se desenvolve livremente sobre uma técnica absolutamente aprimorada, explorando todas as possibilidades do violão, renovando antigos temas e apresentando composições de intenso brilho, numa performance contagiante.
O compositor argentino Juan Falú, por sua vez, é uma personalidade fundamental da música de seu país. Seu repertório recria canções tradicionais argentinas sempre trazendo uma vertente folclórica. Assim como o instrumentista brasileiro, Falú se destaca por sua grande capacidade de improvisação que permite que exerça todo o seu poder criativo – talento que justifica a definição que lhe deu o grande violonista Eduardo Fernández: “compositor en tiempo real”.
Em 2007, seu ano de estréia, a série Conexão Latina conectou expoentes da música latino-americana e brasileira. Em alguns shows, reuniu músicos hermanos radicados no Brasil e autênticos representantes da MPB; em outros, artistas brasileiros que cultivam ritmos latino-americanos dividiram o palco com ídolos das mais variadas vertentes da música nacional. Foram os casos de Marina de la Riva e Flávio Venturini, Dominguinhos e Raíces de América, De Puro Guapos e Karnak…
Também houve shows de atrações internacionais – como o grupo chileno Illapu , muito famoso em seu país, ou o maestro e compositor argentino, o mestre do tango erudito Atílio Stampone – que se conectaram à dupla Kleiton e Kledir e a Ulisses Rocha, respectivamente.
Serviço:
Conexão Latina: Juan Falú & Yamandu Costa
Data: 28 de março, sexta-feira
Horário: às 21h
Auditório Simón Bolívar – Fundação Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda – Portão 12
Estacionamento, R$ 12,00, (portão 15)
Ingressos: R$ 10,00 (Bilheteria nos dias 27, das 14h às 19h, e 28, a partir das 14h)