/governosp
Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura e a ONG Abaçaí Cultura e Arte – com o apoio da Fundação Memorial da América Latina – o Revelando São Paulo chega à sua décima edição e continua a congregar agentes culturais e a fornecer instrumentos à produção da rica (e relativamente desconhecida) cultura tradicional paulista, em suas mais diversas formas de expressão. Como todo mês de setembro na última década, o resultado dos esforços empreendidos no projeto ao longo do ano é oferecido à população do Estado e da capital no Festival da Cultura Paulista Tradicional, um evento realizado no Parque da Água Branca com duração de onze dias e grande participação dos municípios de São Paulo.
A participação massiva no Revelando São Paulo o transforma num dos grandes programas culturais do Estado, com um número expressivo de mais de meio milhão de pessoas entre realizadores e espectadores nos 10 anos de projeto; o que o tornou fundamental para o estreitamento das relações regionais.
O Revelando São Paulo é uma boa opção de lazer e cultura, onde se pode saborear os pratos característicos da cozinha tropeira, caipira e caiçara; conhecer o artesanato produzido por hábeis artesãos de todo o interior e apreciar as tradições da música e dança, além dos movimentos de tropas, tropeiros, carros de bois e carreiros que circulam diariamente pela arena montada no Parque da Água Branca.
Programação:
9 de setembro (sábado)
9h a 20h
Abertura do VI Festival da Amizade – previsão de participação de 40 grupos das comunidades étnicas de São Paulo.
Abertura do VII Rancho tropeiro
10 de setembro (domingo)
Cerimônia da Paz – Por uma década de cultura e paz
Cortejo de entrada com grupos rituais, tropas de mulas e tropeiros, bandas marciais, carros de bois e carreiros; levantamento dos mastros dos santos homenageados, apresentação da bandas e dos grupos rituais.
Substituição da bandeira da paz.
A Paz é o caminho…
Memorial da América Latina
9h
Início da concentração na esplanada e performance dos grupos Carros de bois e Carreiros, Tropas e Tropeiros, Bandas Marciais de Casa Branca, Taboão da Serra, entre outros.
Inicio da Cerimônia inter-religiosa – comitê paulista para a década de cultura e paz, Iniciativa da Religiões Unidas, Conselho Parlamentar para uma Cultura da Paz. Renovação dos compromissos pela paz no dia-a-dia do Estado e da Cidade de São Paulo.
10h30
Hasteamento da bandeira da paz no Memorial
11h
Chegada solene de N. Sra. Aparecida de helicóptero; cerimônia de recepção; primeiras homenagens.
11h30
Embarque da imagem no caminhão do corpo de bombeiros; início da Caminhada pela Vida, com o acompanhamento dos grupos. Cortejo de São Jorge/Ogun – organização e participação: Federação de Umbanda e Candomblé de Osasco, Iniciativa da Religiões Unidas.
11h45
Levantamento dos mastros de São Benedito, Santo Antônio, Divino e Bom Jesus.
Parque da Água Branca
12h
Entrada no parque, seguindo-se para a Grande Arena; entronização da imagem de N. Sra. No espaço da festa e outras homenagens; hasteamento da bandeira da paz no parque.
12h30
Cerimônia cívico-cultural – homenagem aos 450 anos da cidade de São Paulo; hasteamento dos Pavilhões do Brasil, do Estado e da Cidade de São Paulo pelas autoridades competentes. Translado da imagem para a capela preparada no Pergolado, a mesma receberá reverências de seus devotos durante todo o evento.
13h
Início das apresentações de palco; grupos de congadas, bandas marciais; abertura do Império do Divino; continuação do V Festival da Amizade; abertura dos Estandes no pátio interior das baias.
11 de setembro (segunda)
9h
Cortejo de entrada; tropa de mulas e tropeiros de Piquete, São Francisco Xavier, Socorro; carros de bois e carreiros de Piquete, Caçapava, Guararema; movimentação de tropas e tropeiros; movimentação de carros de bois e carreiros; brincadeiras de todos os tempos.
18h
VII Encontro das Manifestações Cosmopolitas
Encontro das manifestações aclimatadas na cidade de São Paulo: Jongo, Batuque, Samba de Caboclo na grande arena.
12 de setembro (terça)
9h
Cortejo de entrada; movimentação de tropas e tropeiros; movimentação de carros de bois e carreiros; brincadeiras de todos os tempos.
13 de setembro (quarta)
9h
Cortejo de entrada; São Francisco Xavier, Socorro; movimentação de tropa de mulas e tropeiros; carros de bois e carreiros; brinquedos e brincadeiras tradicionais; corrida da Cavalhada da Taguaí (de Argolas); Grupos infantis de vários municípios.
12h
Apresentações e atividades toda à tarde no palco.
13h
VII Encontro de Violeiros
VIII Encontro de Sanfoneiros
14 de setembro (quinta)
9h
Cortejo de entrada; Tropa de mulas e tropeiros de Piquete, São Francisco Xavier, Socorro; Carros de bois e carreiros de Piquete, Caçapava, Guararema no palco e na grande arena.
13h
VIII Encontro de Catira
IX Encontro de São Gonçalo
V Encontro de Adoradores da Santa Cruz
15 de setembro (sexta)
9h
Cortejo de entrada; Tropa de mulas e cortejo de Piquete, São Francisco Xavier, Socorro; Carros de bois e carreiros de Piquete, Caçapava, Guararema no palco e na grande arena.
13h
VIII Encontro de Catira (continuação)
IX Encontro de São Gonçalo (continuação)
V Encontro de Adoradores da Santa Cruz (continuação)
19h
VI Noite de São João – contemplará vários aspectos do Ciclo Joanino em São Paulo (levantamento de mastro, pau de sebo, pula fogueira, passagem nas brasas, comezainas). Capitaneada pelo município de Bocaina, incorporará também as atividades das manifestações cosmopolitas. Na Grande Arena.
16 de setembro (sábado)
9h
Cortejo de entrada; Tropa de mulas e cortejo de Piquete; Carros de bois e carreiros. Início das apresentações de palco.
9h
XIV Festival de Bonecos de Rua e Cabeções – concentração na esplanada do Memorial da América Latina
11h
Entrada no Parque da Água Branca pelo portão 3; VIII Reiada – Encontro de Folias de Reis
15h
VIII Festa de Cosme e Damião
16h
Corrida de Cavalhadas
18h
Cortejo de Traslados – carreata conduzindo a imagem de N. Sra. Aparecida em direção à Igreja de Santa Ifigênia e a imagem de Bom Jesus para a Igreja de N. Sra. do Rosário dos Homens Pretos, no Largo do Paissandu.
19h
Início da Vigílias
Igreja de Sta Ifigênia – N. Sra. Aparecida
Igreja de N. Sra. do Rosário dos Homens Pretos – Bom Jesus de Iguape
Igreja N. Sra. do Ó – Bom Jesus de Pirapora
No Parque da Água Branca – VI Noite dos Tambores
Encontro de manifestações negro-paulistas – Jongos, Batuques, Samba Lenço, Samba de Bumbo, Samba de Umbigada.
17 de setembro (domingo)
10h
Corrida de Cavalhadas (Grande Arena)
VIII Encontro de Caminheiros (concentração na Igreja N. Sra. do Rosário dos Homens Pretos, no Largo do Paissandu)
IX Congado Paulista – Congos, Moçambiques e Reinados de Congos de São Paulo (concentração no Memorial da América Latina)
X Encontro de Romeiros – Cavaleiros, charretes, carros de bois, carruagens (concentração na Igreja N. Sra. do Ó)
V Encontro de Irmandades Religiosas – S. Benedito, N. Sra. do Rosário, Divino..
Inicio dos cortejos.
12h no Parque da Água Branca
chegada das autoridades e encaminhamento para o palco na Grande Arena; entrada dos cortejos e desfile; chegada dos grupos; escolha e coroação do Rei e da Rainha Congo 2006/2007 de São Paulo (através de sorteio de cada grupo de Congo e Moçambique indica um casal para concorrer à escolha, que se dá por sorteio); visita aos estandes de artesanato e culinária.
13h
início das apresentações de grupos.
17h
Despedida de N. Sra. Aparecida – a imagem, reverenciada no Salão Nobre, receberá as homenagens finais de seus devotos e será embarcada rumo a Aparecida.
Encerramento com um Apresentação especial.
* Fotos da celebração do ano passado
Serviço:
X Revelando São Paulo – Capital – 2006
Período: 08 a 17 de setembro
Local: Parque ‘Dr.Fernando Costa’ (Água Branca) – Capital – SP