/governosp
Neste final de semana (24 e 25 de novembro), a área externa do Memorial entre o auditório Simón Bolívar, o Pavilhão da Criatividade e o Parlatino – conhecida por Praça da Sombra – recebe a “Expo Viver, Ver e Rever”, a partir das 10 da manhã. Constituída principalmente de ônibus antigos, a mostra ainda apresenta réplicas artesanais e miniaturas, desenhos manuais e digitais, revistas e álbuns de fotos.
Esse acervo organizado por aficionados pelo meio de transporte de nossos pais, avós e bisavós gira em torno do Primeiro Clube do Ônibus Antigo Brasileiro. “Ao promovermos exposições, mantemos viva essa paixão e estimulamos a conservação de um patrimônio que é de todos. A visitação é sempre cheia de surpresas e bons momentos de engrandecimento lúdico-cultural, atraindo empresários e famílias inteiras”, afirmou o presidente do clube, Kaio La Fontaine.
Tema de filme na Austrália, atração turística em Londres e um dos meios de transporte mais importantes do país. O ônibus fez e faz história no Brasil interligando regiões e transportando trabalhadores nas grandes cidades. Esse grande automóvel continua sendo tão importante como outrora e ainda é a única solução para muitos brasileiros. Em São Paulo, não é diferente, mas uma novidade está trazendo de volta a relevância histórica que os ônibus merecem.
As coleções em exposição, hoje existentes em muitas empresas, que compreendem e preservam o seu passado, atestam a importância desse segmento na construção do país, além de manter vivo, para as novas gerações, um passado saudoso. Esses ônibus são tão bem conservados que atraem além de curiosos, cineastas e publicitários que buscam retratar o passado. Foi assim que o ônibus dos irmãos empresários Jerônimo, Sidney e Milton foi parar na televisão. Eles têm uma coleção que reúne dez peças, muitos com mais de 30 anos. Um dos seus “brinquedinhos históricos“, o GMC de 1956, foi trazido da Califórnia, Estados Unidos, há pouco mais de três anos e faz o maior sucesso. Ele foi contratado para ambientar o comercial de uma grande companhia aérea. A estrela do filme publicitário é um passarinho que pega um ônibus na volta para casa.
Expo Viver, Ver, Rever – Dias 24 e 25 de novembro, a partir das 10h até as 17h
Praça das Sombras – Memorial da América Latina – ao lado do metrô Barra Funda.
Fotos: Fábio Pagan