/governosp
Na manhã ensolarada do dia 5 de julho, o Consulado Geral da Venezuela reuniu a comunidade venezuelana e corpo consular de São Paulo, entre outros convidados, para celebrar os 195 anos da Independência do país, que acaba de entrar oficialmente no Mercosul, tornando-se o quinto membro do bloco econômico.
Após a execução dos hinos nacionais da Venezuela e do Brasil, pela Banda da PM, o cônsul Jorge Luís Durán discursou sobre a libertação da Venezuela do domínio espanhol, liderada pelo herói Simón Bolívar. Aliás, a cerimônia se deu na praça que leva o nome dele, no Jardim Paulistano. Ao lado do busto do libertador, Durán também enfatisou a importância geopolítica do Mercosul.
Estavam presentes o presidente do Memorial, Fernando Leça, o diretor do Parlatino, Amadeu da Costa Ribeiro, cônsules do Panamá, da Costa Rica e do Uruguai, entre outros, além de representantes de instituições bancárias, de universidades, da Câmara de Comércio Venezuela-Brasil e do Círculo Bolivariano de São Paulo.
O major da Força Aérea Venezuelana Alejandro Torre fez um discurso lembrando a luta pela libertação, empreendida entre 1810 e 1811 e o espírito lutador e solidários dos venezuelanos de hoje.