/governosp
A cerimônia foi aberta pelo Dr. Fernando Leça, Presidente da Fundação Memorial da América Latina. Ele lembrou a importância de Chopin Tavares de Lima para a Democracia Cristã brasileira, conforme ficou patente no projeto “O Legado de Franco Montoro”, em andamento no Memorial.
Em seguida, cada membro da mesa usou da palavra para enaltecer as qualidades do político, do cidadão e do homem Chopin Tavares de Lima. Os discursos foram feitos na seguinte ordem: Luiz Carlos Bresser Pereira, Luís Antônio Marey, Secretário de Justiça e Defesa da Cidadania e representando o Governador José Serra neste ato, Antônio Roque Citadini, Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Eduardo Azevedo de Arruda Sampaio, representando o pai, Plínio de Arruda Sampaio e Sra. Maria Letícia Augusto Falabella Tavares de Lima – ou “Dona Lae”, como ela gosta de ser chamada – esposa de Chopin.
Entre as autoridades presentes estavam Luiz Norberto Collazzi Loureiro, Prefeito de Paraibuna (SP), João Carlos de Oliveira, Prefeito de Tapiratiba (SP), Fernando Franco Montoro e Paulo Franco Montoro. Filhos e netos de Chopin também representavam a família. Depois das homenagens e da apresentação do site, os microfones foram abertos para que amigos e representantes da sociedade se expressassem sobre a importância de Chopin.
Mesmo após a solenidade, as pessoas que lotaram o auditório continuaram compartilhando histórias e fatos que marcaram a vida de todos aqueles que tiveram a oportunidade de conviver com Chopin Tavares de Lima.
Chopin Tavares de Lima
Conhecido por seu discurso, que refletiam suas convicções inabaláveis na democracia, Chopin Tavares de Lima foi autor, em 1968, da lei que criou a Fundação para o Remédio Popular (FURP).
Em 1969 foi afastado da política pelo Ato Institucional no 5 (AI5). Voltou à cena em 1982, como Secretário do Interior no Governo de André Franco Montoro, vindo a participar ativamente do movimento das “Diretas Já”.
Dr. Chopin nasceu em Itapetininga (SP) no dia 9 de outubro de 1926 e faleceu no dia 18 de fevereiro deste ano, deixando – conforme fizeram questão de destacar vários participantes – um grande legado como homem público e exemplo para as novas gerações.
Para saber mais, acesse: http://www.tributochopin.com.br