/governosp
São Paulo, 9 de abril de 2009
“Mamonguará, mamonguará, mamonguará catu. O dia já vai raiando e o sol já vem chegando”. É através desse canto indígena de louvor à natureza e aos antepassados que os atores Alberto Messias, Joaz Campos e Natália Lopes se prepararam para receber o grupo de crianças da AACC (Associação de Apoio à Criança com Câncer), que veio ao Memorial especialmente para participar da visita monitorada ao Painel Etnias, com a artista plástica Maria Bonomi, na tarde do dia 9 de abril.
Bem distante do convencional, Bonomi propôs aos pequenos uma atividade interativa, uma espécie de teatro aberto, onde as crianças intervinham na história e ajudavam as personagens a resolver as situações. As enormes placas de argila, alumínio e cobre, gravadas pela artista – que contam a história dos índios antes da chegada dos portugueses até a atualidade – viraram cenário para a brincadeira.
A idéia inicial era tirar a garotada da cansativa rotina de tratamento e exames e inseri-la numa aldeia indígena, para aprender um pouquinho da história e hábitos dos primeiros habitantes do Brasil
“A pintura é para criar coragem para a guerra”, gritou Maria Bonomi, enquanto pintava o rosto dos curumins que se arrumavam para penetrar na “selva”. O clima de festa contagiou os pais que não perderam tempo e também entraram na história. No final, todos levaram para casa um ovo de Páscoa e adereços indígenas (bichos da Amazônia em madeira, colares, arcos e flechas etc)
Alberto, que já fez parte do time de monitores do Memorial, foi responsável pelo conteúdo educativo da peça, enquanto Joaz e Natália entraram com o componente cênico. Juntos fizeram o roteiro.
A iniciativa foi um projeto piloto e serviu para lembrar o Dia Mundial de Combate ao Câncer, 8 de abril, e deve-se repetir em novas oportunidades. O atiliê de Maria Bonomi já desenvolveu atividades na área de “arte e educação” para outras obras públicas criadas pela artista. Quem quiser saber mais sobre este lado social de uma das maiores artistas brasileiras vivas é só clicar no www.mariabonomi.com.br Para se informar, propor ou participar de outras monitorias no Painel Etnias, escreva para info@mariabonomi.com.br.
Fotos e texto: Gabriela Mainardi