/governosp
“Relações Internacionais e resistências globais: movimentos e lutas na política mundial” é o tema da XII Semana de Relações Internacionais, promovida pelo curso de Relações Internacionais da Faculdade Santa Marcelina, com o apoio institucional da Fundação Memorial da América Latina. O evento ocorre de 9 a 12 de novembro de 2009, organizado pelo LAI – Laboratório de Análise Internacional e com o apoio também do jornal Le Monde Diplomatique Brasil, Fábrica de Paes e Holiday Inn Express. Mais informações podem ser obtidas no site www.fasm.edu.br.
Foram convidados palestrantes internacionais, como Gilberto Schlitter, ex-subsecretário geral da ONU e professor de Ciências Sociais da New York University, que debaterá o tema “ONU, refugiados e as lutas nacionais”, e Andrés Serbin, presidente da Coordinadora Regional de Investigaciones Economicas y Sociales, da Argentina, que falará sobre “Conflictos y sociedad civil en America Latina”.
A Fundação Memorial da América Latina apóia os cursos de Relações Internacionais das várias universidades paulistas, públicas ou privadas, bem como iniciativas acadêmicas que analisam a conjuntura internacional, como o Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas, que articula pesquisadores da Unesp, Unicamp e Puc-SP. Por meio do seu Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), o Memorial organiza, apóia ou promove debates, mesa-redondas, congressos, seminários e colóquios que procuram pensar a inserção do subcontinente latino-americano no mundo globalizado.