Evento aconteceu nessa sexta-feira (4), na Biblioteca Latino-Americana
A Biblioteca Latino-Americana do Memorial da América Latina recebeu o seminário “Relações entre o Brasil e o Paraguai- uma parceria em construção”. O evento é uma parceria entre o Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), o Observatório Brasil e o Sul (OBS), a Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD) e o Centro de Análisis y Difusión de La Economia Paraguaya (CADEP).
O presidente do Memorial, João Batista de Andrade, participou da abertura ao lado da representante do OBS, Melissa Pomeroy, do diretor do CADEP, Fernando Massi, e do representante da UFGD ,Tomaz Esposito.
“É com enorme satisfação que o Memorial abre suas portas para esse evento de grande importância. Queremos cada vez mais aprofundar as relações entre os povos latino-americanos e colaborar para a realização de debates públicos de qualidade”, disse Andrade.
Também esteve presente no evento o cônsul geral do Paraguai em São Paulo, Embaixador Oscar Rodolfo Benítes Estragó. Em sua fala, ele agradeceu ao Memorial pela disponibilidade do espaço.
“Muitas pessoas não tem conhecimento sobre o país que é o Paraguai hoje, muito diferente do que foi no passado. Vivemos uma excelente fase econômica, sendo um dos países que mais cresce na América Latina. Portanto, ter um evento como este é um verdadeiro orgulho, porque nos dá a oportunidade de mostrar todo nosso potencial, tanto financeiramente, quanto histórico e culturalmente”, disse o Embaixador.
Após a abertura, formaram-se as mesas de debates. Ocorreram três durante o dia. Os assuntos tratados foram: comércio bilateral e investimento externo; temas e agendas nas relações contemporâneas Brasil e Paraguai; e a questão social nas relações bilaterais.