/governosp
A Fundação Memorial da América Latina, a Universidade de São Paulo – USP e o Instituto Uniemp promovem, no próximo dia 04 de outubro, seminário intitulado “Contaminação das Águas Brasileiras”, que tem como objetivo discutir a gravidade do tema e suas implicações sociais, ambientais e institucionais em nosso país.
A água recobre ¾ da superfície do nosso planeta e constitui também ¾ do nosso organismo. Entre todos os elementos que compõem o universo, a água é talvez aquele que melhor simboliza a essência do homem, desempenhando um papel fundamental no nosso equilíbrio. Segundo dados do IBGE, 70,9% dos brasileiros possuem residência; desse total apenas 75% dispõem de água potável e 59% de rede de esgoto; 94% dos esgotos não são tratados e 80% das doenças são causadas ou disseminadas pela falta de saneamento. A água de má qualidade pode ser fatal. A cada ano as doenças provocadas por ela causam 3 milhões de mortos no mundo, crianças na maioria, e provocam mais de 1 bilhão de enfermidades.
O seminário pretende colocar em discussão a eficiência das políticas governamentais, no sentido de estabelecer ações públicas e privadas para um melhor gerenciamento dos recursos hídricos nacionais. Para participar do seminário como debatedores foram convidados renomados pesquisadores e representantes do setor público, também foram convidados para participar dos debates os principais agentes das bacias hidrográficas do Estado de São Paulo, bem como, professores, estudantes e lideranças comunitárias.
Atenção: Inscrições encerradas
PROGRAMA
Data: 04 de Outubro de 2006
Local: Memorial da América Latina
09h00 Formação da Mesa de Autoridades e Abertura de Boas Vindas pelo Dr. Fernando Leça
09h10 Palestra de Abertura do Seminário – Secretário de Agricultura e Abastecimento Dr. Alberto José Macedo Filho
09h30 Palestra do Prof. Dr. Pedro Jacobi (PROCAM – USP)
09h50 Palestra do Dr. José Machado (Agência Nacional de Águas)
10h10 Palestra da Profª Drª Dione Morita (Escola Politécnica – USP)
Pausa para café
10h30 Palestra do Dr. Antônio Carlos Zuccolo (Modelo ITU)
10h50 Mesa de Debatedores (com os Palestrantes)
12h10 Debate com o Público Presente
13h00 Encerramento