/governosp
O Quartetto Bernini se apresenta no Auditíorio Simón Bolívar do Memorial da América Latina no dia 15 de agosto, sexta-feira, às 21h, com entrada franca. Fundado em Roma, o Quartetto Bernini é composto por músicos formados nas mais prestigiosas academias: Viena, Luxemburgo, Paris, Genebra, Osaka, Essen, Roma etc.
Em 1998, o Quartetto Bernini foi designado “Quarteto em Residência” na Academia Filarmônica Romana e neste sentido fez seu début no Teatro Olímpico com um imediato interesse da crítica. A Residência na Academia Filarmônica, prevê além de uma numerosa série de colaborações, também uma intensa atividade didática junto à Escola de música da Academia Filarmônica Romana.
O Quartetto realiza turnês nos EUA (“explosivo conjunto de músicos”, segundo o Washington Post), Europa, Oriente Médio e Extremo Oriente e é destinatário de numerosos trabalhos de importantes compositores – destacamos as colaborações de Matteo D’Amico, Fabrizio De Rossi Re, Alessandro Sbordoni, Michelangelo Lupone, Giorgio Colombo Taccani, Gideon Lewinshon, Ada Gentile e Pascal Dusapin.
O conjunto exibiu-se nas mais prestigiosas temporadas ao lado de artistas de fama internacional como: Bruno Canino, Alain Meunier, Gerard Caussè, Giovanni Sollima, Hector Passarella, Alessandro Carbonare, Mario Brunello, Vladimir Mendelsonn, Roberto Prosseda, Moni Ovadia, Roberto Herlitzka e Chiara Muti.
Em 2001, ministrou o curso experimental de quarteto de arcos junto ao Conservatório de Santa Cecilia de Roma e, justamente pela sua atividade didática, o Festival de Como homenageou o quarteto como Prêmio C. Lizt 2003.
O Quartetto gravou L’Arte della fuga de J. S. Bach e está trabalhando em numerosos projetos discográficos para a Dynamic e Tactus. Em 2005 gravou para a RAI3, ao vivo do Teatro Olimpico de Roma, os Quintetos para Arcos e Piano de Schumann e Dvoràk com Bruno Canino.
Quartetto Bernini – formação
Marco Serino – violino
Anna Chulkina – violino
Gianluca Saggini – viola
Valeriano Taddeo – violoncelo
Programa:
F. J. Haydn Quarteto em si bemol maior op. 76 n. 4 (1732-1809)
Allegro con spirito
Adagio
Menuetto – Allegro
Allegro ma non troppo
E. Morricone Três adagi dedicados ao Quartetto Bernini (1928)
(Temas de C’era una volta in America, Vatel y I Promessi Sposi)
W. A. Mozart Quarteto em si bemol maior KV 458 “La Caccia” (1756-1791)
Allegro vivace assai
Menuetto moderato
Adagio
Allegro assai
G. Sollima “Cretto – Federico II” de Viaggio in Italia (1962)
Serviço:
Quartetto Bernini
Data: 15 de agosto, sexta-feira
Horário: 21h
Memorial da América Latina/ Auditório Simón Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)
Tel. (11) 3823-4600
Entrada franca
(Retirar ingressos a partir das 14h)