/governosp
Um show muito especial dá continuidade ao Projeto Adoniran do Memorial da América Latina. A cantora Milena e o violonista Sérgio Bello apresentam um espetáculo totalmente dedicado à obra de Dorival Caymmi (1914 – 2008), no dia 16 de outubro, na Sala dos Espelhos, às 20h30, com entrada franca.
O repertório foi cuidadosamente selecionado entre as mais de 100 composições de Dorival, artista falecido recentemente, em 16 de agosto, cujos clássicos moram na memória coletiva e ajudaram a construir a identidade musical brasileira. Com forte influência da música negra, desenvolveu um estilo pessoal de compor e cantar, demonstrando espontaneidade nos versos, sensualidade e riqueza melódica.
O repertório da noite traz canções como: “Saudade da Bahia”, “Só Louco”, “Você Já Foi à Bahia”, “É Dengo”, “Doralice”, “Vatapá”, “Rosa Morena”, “Marina”, “João Valentão”, “Dora”, “Requebra Que Dou Um Doce”, “Oração de Mãe Menininha”, “Sábado em Copacabana” (parceria com Carlos Guinle), “Você Não Sabe Amar” (com Carlos Guinle e Hugo Lima), “Eu Não Tenho Onde Morar”, “Maracangalha” e “Samba da Minha Terra”.
Milena
Baiana de Juazeiro, Milena partiu para o Sudeste ainda nos anos 60. Logo que chegou ao Rio de Janeiro gravou um compacto duplo com produção de Magno Salerno e canções de Tito Madi / Dora Lopes e Sérgio Bittencourt / Beto Scala. Marcou presença em vários Festivais como o Movimento Internacional do Talento, promovido por Flávio Cavalcanti na TV Tupi do Rio, o 1º Festival do Estudante realizado no Rio de Janeiro onde, em 1977, venceu o 5º Encontro Nacional de Compositores de Samba, defendendo Laço, de Noca da Portela e Daltro Menezes.
O primeiro álbum, Sorriso Aberto (Odeon), foi produzido por João de Aquino, e registra composições de Hermínio Bello de Carvalho, Adoniran Barbosa, Baden Powell, Vinícius de Moraes, Bororó, Wilson Moreira e Grande Otelo. Ainda no Rio de Janeiro se apresentou muitas vezes no Teatro Opinião. O segundo álbum saiu pela CBS e foi produzido por Rosinha de Velença que aparece como violonista em algumas faixas. Também dessa vez o time de compositores foi seletamente escolhido: Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, Dona Ivone Lara, João Bosco e Paulo Emílio, Lúcio Cardim e Norberto Pereira, Cartola e outros.
O álbum seguinte saiu pela gravadora 3M com um naipe de compositores não menos importantes que os anteriores. Após ter participado do projeto Pixinguinha em São Paulo, ao lado de João do Vale, veio o convite para se apresentar com ele viajando por todo o Brasil. Uma parceria que durou muitos anos. De volta a São Paulo, estreou o espetáculo Meu Coração é Um Pandeiro, cujo roteiro era alinhavado com músicas de Gonzaguinha, Gilberto Gil, Fagner, Chico Buarque, Caetano Veloso e Adoniran Barbosa. Fora do Brasil, Milena se apresentou em Acapulco, na Cidade do México e em Paris. Recentemente, Milena se apresentou no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, ao lado de Alaíde Costa, Célia e Fabiana Cozza, em espetáculo que homenageou Paulinho da Viola. Além da preparação do próximo CD, a intérprete se dedica, atualmente, ao seu novo show que tem como linha mestra a obra de seu conterrâneo mais querido, Dorival Caymmi.
Sérgio Bello
Um dos mais conceituados violonistas da atualidade, Sérgio Bello iniciou seus estudos musicais ainda criança e, em pouco tempo, já era convidado para participar de encontros musicais que contavam com a presença de importantes nomes, como Paulinho Nogueira, Mestre Xixa, Paulo Vanzolini, Oswaldinho da Cuíca e Laércio de Freitas. Como compositor, teve por várias vezes as suas criações consagradas em festivais de música popular brasileira. Como músico instrumentista tocou ao lado de Jane Duboc, Célia, Noite Ilustrada, Claudette Soares, Jane do Bandolim, Maria Alcina e outros artistas de renome. Nos últimos dois anos, tem viajado o mundo integrando a banda da cantora Monserrat, com destaque para as longas temporadas no Japão e em outros países asiáticos. A parceria com Milena começou em 2004, especialmente para a criação dos arranjos do show em que a cantora baiana presta homenagem ao seu ilustre conterrâneo, Dorival Caymmi.
Projeto Adoniran: Milena & Sérgio Bello
Dia 16 de outubro, quinta-feira, às 20h30
Ingressos: Grátis (não há distribuição de ingressos; a sala será aberta às 20h)
Memorial da América Latina – Sala dos Espelhos
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Tel: (11) 3823-4600