/governosp
O sociólogo e jornalista peruano Rafael Roncagliolo ministra palestra sobre “Processos eleitorais e políticos nos países andinos após o referendo da Bolívia”, no Memorial da América Latina. A palestra será no dia 9 de outubro, às 19h, com entrada franca.
Rafael Roncagliolo de Orbegoso, sociólogo e jornalista peruano, exerceu a direção de jornais e programas de rádio e televisão em seu país. Foi presidente da Associação Mundial de Rádios Comunitárias (AMARC), entre 1995 e 1998, e consultor de diversas organizações internacionais de relevância, entre elas o Instituto Interamericano de Direitos Humanos da UNESCO, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Fundação Internacional para Sistemas Eleitorais (IFES).
Como acadêmico, leciona na pós-graduação das universidades de Lima, Católica do Peru e Nacional Mayor de San Marcos, e foi professor visitante das universidades de Québec, Iberoamericana do México e Pontifícia do Equador. Atualmente, dirige o escritório para os Países Andinos da ONG internacional IDEA – Institute for Democracy and Electoral Assistence, tendo se destacado também como secretário geral e membro fundador do Movimento Cívico Transparência do Peru, desde sua criação em 1994 até 2002.
A mediação é do Prof. Dr. Enrique Amayo Zevallos, livre docente e professor de História Econômica e Estudos Internacionais Latino-Americanos (Departamento de Economia da Unesp), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Unesp e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais “San Tiago Dantas” (Unesp / Unicamp / PUC-SP).
Serviço:
Palestra “Processos eleitorais e políticos nos países andinos após o referendo da Bolívia”
Data: 9 de outubro de 2008 (quinta-feira), a partir das 19h
Memorial da América Latina – Biblioteca Latino-Americana Victor Civita
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Portão 6
Metrô Barra Funda – São Paulo – SP
Entrada franca