/governosp
O presidente da Fundação Memorial da América Latina, Fernando Leça, foi condecorado pelo governo colombiano em evento ocorrido no Clube Harmonia, na terça-feira, 8 de maio. Por sua atuação no intercâmbio cultural entre os dois países, com destaque para a recente mostra “A dor da Colômbia, por Botero”, e por seu papel no processo de integração latino-americano, Leça recebeu a Condecoración de la Orden de San Carlos, tradicional comenda da República da Colômbia.
O evento foi organizado pelo GRULAC – Grupo de Cônsules Latino-americanos e Caribenhos, sob a presidência de Salvador Arriola, cônsul-geral do México, em homenagem ao presidente do Memorial. O GRULAC ofereceu uma placa de honra ao mérito a Fernando Leça. Arriola ressaltou que o corpo diplomático latino-americano e caribenho acreditado em São Paulo sente-se em casa no Memorial, principalmente na gestão de Leça, por quem eles são acolhidos, apoiados e incentivados a atuarem culturalmente na cidade.
Em seu discurso, o cônsul-geral da Colômbia, Mauricio Acero, fez questão de destacar a importância do Memorial, “esa Casa Grande del Memorial hemos llegado com nuestras mejores galas”, no contexto da América Latina, e completou “al hacer entrega a Don Fernando Leça de la Condecoración de la Orden de San Carlos, nombre que distingue desde los albores de la República a la Cancellería de mi país, en el Grado de Comendador, me asiste la convicción de que en este acto va también el agradecimiento fervoroso de los aquí reunidos para honrar a quien con tanta pasión y desvelo ha luchado por la integración de nuestras culturas, todas a cual más de importantes, variadas y significativas”.