/governosp
O presidente do Memorial da América Latina participou do Integrar – 2º Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus como ouvinte e também como palestrante. No dia 27 de junho, após o jogo vitorioso do Brasil contra Gana, Leça falou no painel “América Latina – acesso à informação e multiculturalidade”.
Na mesa, estavam a coordenadora Elizabeth Carvalho e a secretária Maria Isabel Franca, ambas da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação (IFLA), Estela Morales, da Universidade Autônoma do México, o peruano César Aliaga, da seção da América Latina e Caribe da IFLA, Myrian Mejía, do Arquivo Geral da Nação (Bogotá, Colômbia), a argentina Isabel Piñero e a alemã Ricarda Musser, ambas pesquisadoras na área de Bibioteconomia.
Leça falou das atividades do Memorial e da importância que é dada à documentação. Um dos exemplos é o projeto Presidentes da América Latina, que trouxe ao Memorial ex-presidentes de vários países da região, como o brasileiro Fernando Henrique Cardoso, o argentino Eduardo Duhalde e o colombiano César Gaviria, que tiveram seus depoimentos gravados. Este material vai virar livro, a ser publicado ainda este ano pelo memorial.
O mesmo acontecerá com o ciclo de palestras Mercosul 15 Anos, que comemorou os 15 anos da assinatura do Tratado de Assunção e reuniu especialistas de diversas áreas e países para discutir a experiência do bloco econômico ao longo dos anos e suas perspectivas de agora em diante.
O presidente citou outros eventos desenvolvidos pelo memorial, que tem como missão integrar a região latino-americana por meio da cultura. De 10 a 16 de julho, por exemplo, ocorrerá o 1º Festival de Cinema Latino-Americano, com a presença de cineastas dos países da região.
E, na área acadêmica, citou a Cátedra Memorial da América Latina, um projeto acadêmico que une a Fundação Memorial e as três universidades públicas paulistas – a USP, a Unicamp e a Unesp. Trata-se de programa de pesquisa, docência, orientação acadêmica e outras atividades universitárias a ser desenvolvido por intelectuais de renome nacional e internacional.
Ao término da exposição, a coordenadora da mesa, Elizabeth Carvalho, lembrou que a esposa de Leça, Mirian Nascimento, é bibliotecária e foi presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições.
Mais informações sobre o congresso
Saiba como foi o 2° encontro de bibliotecários latino-americanos,
realizado no Memorial em fev/2006.