No dia 25 de abril, às 19h30, o Centro Brasileiro de Estudos da América Latina, do Memorial, oferece ao público em geral uma atividade complementar e gratuita ao curso “Espelho Enterrado, da Espanha ao Novo Mundo” (em andamento neste primeiro semestre, na Biblioteca Latino-Americana). Não é necessário se inscrever.
A palestra “A língua espanhola na colonização da América e na consolidação dos estados nacionais”, com o professor Adrián Fanjul, versará sobre os seguintes temas: Lugares da língua espanhola na colonização. Políticas coloniais em relação às línguas indígenas e às línguas gerais. A independência das nações hispano-americanas e o problema linguístico: tendências de separação e de “unidade”. Conflitos de norma. E o papel da indústria cultural na percepção de uma língua única.
O palestrante é Livre-Docente no Departamento de Letras Modernas na Universidade de São Paulo e doutor em Linguística pela Universidade Estadual Paulista, campus de Araraquara. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Seus campos de pesquisa são a análise do discurso, a comparação entre as línguas espanhola e portuguesa e as políticas linguísticas. Publicou os livros A pessoa no discurso (Ed. Parábola, 2017), Espanhol e português brasileiro: estudos comparados (Parábola, 2014), em co-autoria com Neide González, e Português e Espanhol: línguas próximas sob o olhar discursivo (Claraluz, 2002), além de mais de 30 artigos em periódicos acadêmicos e livros da área.
Aos alunos do curso: Informamos ainda que no dia 30 de abril, véspera do feriado de 1º de maio, também não haverá aula. A decisão foi tomada para deixar livre quem pensa em viajar no feriado prolongado. A aula será transferida para 18 de junho.