/governosp
O Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo promove a pré-estréia dos dez primeiros documentários da série “Os Latino-Americanos”, desenvolvida pela TAL – Televisão América Latina. A série se propõe a revelar a riqueza histórica e cultural da América Latina e, dessa forma, contribuir para os esforços de integração da região.
Dez países – Argentina, Bolívia, Colômbia, Cuba, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela – foram retratados de formas absolutamente particulares e autorais, através dos olhares de diretores locais. Entre os realizadores estão nomes que marcam presença este ano na seção Contemporâneos do festival, como Arturo Sotto (diretor de “A Noite dos Inocentes”), que aqui assina o episódio “Los Cubanos”, e Ernesto Cabellos (de “Tambogrande”), autor do documentário sobre os peruanos.
O desafio de cada realizador foi buscar a identidade de sua nação e, ao mesmo tempo, os elementos que distinguem a todos nós, como latino-americanos.
Captados em seus países de origem e finalizados na sede da TAL, em São Paulo, em regime de co-produção, os dez documentários são os seguintes:
* “Os Argentinos – 13.000 Km de Diversidade e Conflito”, de Luis Esnal;
* “Os Bolivianos”, de Verónica Córdova S.;
* “Os Colombianos – Tal Como São”, de Omar Rincón (Direção Geral);
* “Os Cubanos – Breton é Um Bebê”, de Arturo Sotto;
* “Os Equatorianos – Este Maldito País”, de Juan Martín Cueva;
* “Os Mexicanos”, de Alejandro Strauss;
* “Os Paraguaios”, de Marcelo Martinessi;
* “Os Peruanos – Panelas e Sonhos”, de Ernesto Cabellos Damián;
* “Os Uruguaios”, de Mariana Viñoles;
* “Os Venezuelanos”, de Anabel Rodríguez Ríos e Andrea Herrera Catalá