/governosp
Em 24 de maio de 2006, a Fundação Memorial da América Latina recebeu a visita de um grupo de 11 oficiais brasileiros e do exterior que participam do Curso de Comando e Estado Maior para Oficiais de Nações Amigas (CCEM-ONA), ministrado pela Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), sob o comando do Brigadeiro Antonio Carlos de Barros
Futuros oficiais generais da Força Nacional e das demais forças armadas de países ao redor do mundo, eles integram um intercâmbio técnico/cultural, durante o qual os estrangeiros conheceram diversos aspectos do Brasil. Foi a primeira vez que a ECEMAR procurou o Memorial para uma visita. Os militares vieram orientados pelo Tenente-coronel-aviador Carlos Maurício Amaral Pena.
Situada no histórico Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, a ECEMAR é o estabelecimento de ensino de mais alto nível da Força Aérea Brasileira. Longe dos tempos de rivalidade e corrida armamentista entre vizinhos, iniciativas como essa contribue para um melhor relacionamento político, econômico e militar entre os países. Parte desses oficiais estrangeiros, após dois ou três anos, regressa ao Brasil como adido militar.
Vieram ao Memorial oficiais das Forças Armadas da Venezuela, Panamá, Peru, Angola, Coréia do Sul, Guatemala, República Dominicana, Chile, Argentina e Estados Unidos. Por outro lado, oficiais brasileiros também realizam cursos no exterior com a mesma finalidade, o que serve para consolidar o ambiente pacífico reinante na região.
A delegação foi recebida pelo presidente do Memorial, Fernando Leça, e pelo diretor do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina, uma das divisões desta fundação, Eliézer Rizzo de Oliveira. Professor aposentado da Unicamp, o professor Eliézer construiu uma carreira acadêmica pautado no estudo das Forças Armadas.
Além do Memorial, os oficiais conheceram as instalações do Parlatino (Parlamento Latino Americano), instalado nas dependências do nosso conjunto arquitetônico.