/governosp
Definições por Pierre Verger
O orixá é uma força pura, axé material que só se torna perceptível aos seres humanos incorporando-se em um deles.
IEMANJÁ, Rainha do Mar, tem o seu axé assentado sobre pedras marinhas e conchas. No Brasil ela é sincretizada com N.S. da Conceição sendo suas filhas voluntariosas, fortes, protetoras, maternais e altivas.
OXÓSSI, deus da caça e dos caçadores, sincretizado no Rio com São Sebastião, tem como símbolo um arco e flecha de ferro. Seu arquétipo é de pessoas espertas, rápidas e sempre alertas; generosas e hospitaleiras são amigas da ordem.
OGUM, deus dos guerreiros, sincretizado no Rio como São Jorge é quem desfila na frente, abrindo caminho para outros orixás nas cerimônias do candomblé. Seu arquétipo é de pessoas briguentas e impulsivas que perseguem energeticamente seus objetivos com sinceridade e franqueza.
XANGÔ tem como símbolo o machado de duas lâminas lembrando a figura de Zeus na Creta. No Brasil ele é sincretizado com São Bartolomeu, sendo seu arquétipo viril, atrevido, violento e justiceiro, porém elegante e galante também.
OXUM, divindade das águas doces, é sincretizada na Bahia com N.S. das Candeias. Seu arquétipo é de mulheres que, sob aparência graciosa e elegante, escondem uma força de vontade vital.
IANSÃ, divindade dos ventos e das tempestades, no Brasil é sincretizada com Santa Bárbara. Mulher de Xangô, seu arquétipo é de pessoas audaciosas, poderosas, autoritárias, voluptuosas e sensuais.
OBALUAÊ ou OMULU, deus da varíola e das doenças contagiosas, no Brasil é sincretizado com São Lázaro e São Roque. Seus iaôs dançam revestidos de palha da costa e seu arquétipo é de pessoas com a capacidade de se consagrar ao bem-estar dos outros.
OXUMARÉ, a serpente e o arco-íris, representa mobilidade e atividade constante. Mensageiro entre o céu e a terra, no Brasil é sincretizado com São Bartolomeu, sendo seu arquétipo de pessoas pacientes e perseverantes que não medem sacrifícios para atingir seus objetivos.
OXALÁ é sincretizado na Bahia com Nosso Senhor do Bonfim, sendo seu arquétipo de pessoas calmas, dignas de confiança, respeitáveis, dotadas de vontade inquebrantável que nada pode influenciar.