/governosp
O sambista paulista Germano Mathias se encontra com o cubano Fernando Ferrer no projeto Conexão Latina do Memorial
O encontro entre o samba sincopado do paulista Germano Mathias e a caliente salsa do cubano Fernando Ferrer – sobrinho de Ibrahim Ferrer, do Buena Vista Social Club – terá lugar no dia 31 de agosto às 20h30, no Auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina.
O projeto Conexão Latina, que procura fortalecer o elo musical entre as várias linhas de desenvolvimento da música latino-americana, promove mensalmente esses encontros. No dia 31, o show terá ainda a participação especial de Osvaldinho da Cuíca, que participa da banda de Mathias e apresenta seus solos de cuíca.
Germano Mathias é considerado o cantor que mais representa o sambista paulistano, porque sempre foi muito fiel à sua origem. Conhecido como o Catedrático do Samba, começou sua carreira em 1955, na Rádio Tupi de São Paulo. Em 56, gravou seu primeiro disco (em 78 rotações), com as músicas “Minha Nega na Janela” e “Minha Pretinha”.
Em seguida gravou sucessos como “A Situação do Escurinho”, “Falso Rebolado”, “Guarde a Sandália Dela”, “Tem Que Ter Mulata”, “Malvadeza Durão”, “Malandro de Araque”, “Baile do Risca Faca, Bonitona do Primeiro Andar”, “Cambalacho”, “Jerônimo”, entre muitos outros.
Em 1978, Gilberto Gil, fã confesso e intérprete assíduo dos sambas de Germano, lançou “Antologia do Samba-Choro”, disco que alterna faixas interpretadas por Mathias com outras executadas por ele, que também assina o texto de apresentação do LP, no qual proclama a modernidade do canto de Germano. Mathias participou ainda de filmes como “O Preço da Vitória”, “Quem Roubou Meu Samba?” e “O Catedrático do Samba”, este último sobre ele.
Nascido em Santiago de Cuba, Fernando Ferrer iniciou sua carreira musical em 1982. Formou-se em Canto pela Escola Superior Ignacio Cervantes e, em seu país, integrou grupos Raison, Cubanismo e Afro Cuban All Stars. Já se apresentou nos Estados Unidos, Canadá, Europa e Oriente Médio, destacando-se nos Festivais de Jazz de Vancouver (Canadá), Montreux (Suíça), North Sea Jazz (Holanda), Frankfurt (Alemanha) e Beirute (Líbano).
Apresentou-se com o pianista Mac Coy Tiner em diversos festivais, e junto ao criador do projeto Buena Vista Social Club, Juan de Marcos, e o grupo Afro Cuban All Stars por todo o mundo. No Brasil desde 2001, Ferrer tornou-se aqui o maior expoente da salsa cubana. Viaja em turnê por todo o país com a banda Havana Brasil e apresenta-se em trabalho solo em bares e casas de show.
Serviço:
Conexão Latina: Germano Mathias e Fernando Ferrer
Fundação Memorial da América Latina
Auditório Simón Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô Barra Funda) – Entrada: portão 12 (estac. pago: portão 14)
Telefone: (11) 3823-4600
Ingressos: R$ 10,00 – Bilheteria: dia 30, das 14h às 19h, e dia 31 a partir das 14h.