
O texto que projetou Gianfrancesco Guarnieri e que se tornou o marco da nova fase nacionalista do Teatro de Arena chega agora ao palco do Auditório Simón Bolívar, no Memorial, em espetáculo de Dan Rosseto. “Eles não usam black-tie”, montada pela primeira vez em 1958, revolucionou a dramaturgia nacional, dando inicio a uma produção muito mais crítica, com textos dispostos a representar as classes subalternas, principalmente o proletariado.
No lugar de cenários pomposos e figurinos luxuosos, ficavam apenas os elementos de cena indispensáveis. Ao invés de personagens ricos e nobres, operários e moradores do morro tomavam o palco. Os conflitos da realidade brasileira ganhavam espaço nos teatros.
Nesta obra Guarnieri relata de maneira cotidiana questões ideológicas vividas por Tião, personagem que foi interpretado pelo próprio autor na primeira versão da peça e que agora será vivido por seu filho, Flavio Guarnieri. A história se passa em meio ao estopim de uma greve operária, que incita dilemas éticos, políticos e sociais no seio de uma típica família operária dos anos 50.
“Eles não usam black-tie” traz um texto sempre bem atual no qual Guarnieri criou, de um lado, personagens marcantes e populares e, por outro, um olhar profundo da sociedade brasileira, embalado por um valor poético expresso na visão quase “romântica” do universo de seus personagens.
A adaptação fica em cartaz no Memorial apenas no próximo fim de semana, dia 4 de maio, com uma sessão às 21h, e dia 5 com uma sessão às 19h. A entrada é franca. Você não pode perder esse clássico. Então, garanta seu ingresso em nossa bilheteria, que estará aberta a partir das 14h do dia apresentação.
Ficha Técnica:
Adaptação – Dan Rosseto
Trilha Sonora e Direção Geral – Dan Rosseto
Elenco – Flávio Guarnieri, Sônia Loureiro, Lia Antunes, Flávio Dias, Greta Antoine, Rodrigo Duarte, Leila Bass, Paulo Gabriel, Vagner Valério, Osvâneo Ferreira e André Luis.
Protutores – Dan Rosseto, Flávio Guarnieri, Paulo Gabriel e Vagner Valério
Assistente de produção – Paula Davanço
Figurino – Karem Albuquerque
Iluminação – Ricardo Peres
Fotografia – Ricardo Peres e Alexandre Rosa
Filmagem e Edição – Lucas Lourenço e Thiago Amoroso
Serviço:
“Eles não usam black-tie”
Dia 4 de maio, às 21h e 5 de maio, às 19h
Local: Auditório Simón Bolívar
GRÁTIS
Bilheteria: A partir das 14h, do dia da apresentação
Acesso/ Estacionamento: Portão 15