
O Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo exibe em sua terceira edição uma sessão especial dedicada aos curtas-metragens produzidos por importantes escolas de cinema da América Latina. A proposta é mapear a crescente produção latino-americana através de ficções, documentários, animações e filmes experimentais de jovens realizadores.
Em parceria com CILECT IBEROAMÉRICA, o grupo de escolas ibero-americanas filiadas ao CILECT (International Association of Film and Television Schools), a mostra reúne as doze escolas latino-americanas representadas pela associação: no Brasil – Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); na Argentina – Universidad del Cine (FUC), Universidad de Buenos Aires (UBA) e Escuela Nacional de Experimentación y Realización Cinematográfica (ENERC); no México – Centro de Capacitación Cinematográfica (CCC) e Centro Universitario de Estudios Cinematográficos (CUEC); no Uruguai – Escuela de Cine del Uruguay (ECU); em Cuba – Escuela Internacional de Cine y Televisión (EICTV); no Chile – Universidad de Artes, Ciências y Comunicación de Chile (UNIACC).
Ao final do festival, o melhor curta será premiado com uma bolsa-residência no Brasil para desenvolvimento de um projeto cinematográfico. Concorrem a esse prêmio oito estudantes, cada um representando uma escola internacional exibida na mostra – CCC, CUEC, ENERC, FUC, UBA, EICTV, ECU e UNIACC.