/governosp
São Paulo, 14 de abril de 2009.
O novo reitor da Unicamp, o médico Dr. Fernando Ferreira Costa, toma posse na sexta-feira, dia 17 de abril, em substituição ao engenheiro agrícola José Tadeu Jorge. A solenidade acontece no Centro de Convenções da Unicamp, em Campinas, às 19h30.
Fernando Ferreira Costa era o pró-reitor de Pesquisa da Unicamp. Graduou-se pela Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto (1974), onde, após fazer residência médica, mestrado (1979) e doutorado (1981), atuou como docente de 1985 a 1989. Seu pós-doutorado foi na Yale School of Medicine, Yale University, EUA. Em 1990, ingressou na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM). Tem cerca de 200 trabalhos publicados em periódicos de circulação internacional e recebeu vários prêmios pela produção científica, entre os quais se destaca o prêmio de Mérito Científico e Tecnológico do Governo do Estado de São Paulo, em 2000.
Ao tomar a frente de uma das maiores universidades do país, Ferreira Costa passa a fazer parte do Conselho Curador do Memorial da América Latina, ao lado do Secretário de Relações Institucionais, José Henrique Reis Lobo; do Secretário de Cultura, João Sayad; do Secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin; da Reitora da USP, Suely Vilela; do Reitor da Unesp, Herman Voorwald e do Presidente da Fapesp, Celso Lafer.
A Universidade Estadual de Campinas é também um dos eixos de sustentação da Cátedra Memorial da América Latina, assim como a USP, Unesp e Fapesp. A Cátedra surgiu em 2006 e tem como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre os problemas e questões do nosso continente. A cada módulo um pesquisador é convidado para, durante um semestre, orientar alunos bolsistas a desenvolver um projeto ligado à realidade latino-americana. Neste semestre, o catedrático escolhido foi o Prof. Dr. Hernan Chaimovich, que abordará o tema “Ciência, Tecnologia e Atividade Econômica na América Latina”.
Por Gabriela Mainardi