/governosp
A biblioteca do Memorial terá uma tarde de sábado, 6, afro-peruana. Primeiro, será exibido o documentário de 45 minutos “Nosotros afroperuanos”, de Gabriela Watson e Daniele Almeida, sobre o trabalho de entidades na luta contra o racismo no Peru, país de maioria indígena e branca, mas com forte presença da cultura negra.
Em seguida, o professor Julio Moracen (Unifesp) media conversa com as autoras sobre as culturas afro-americanas e caribenhas. A jornada é encerrada com a performance musical de Daniele Almeida e do Coletivo Nsoroma, que trabalha canções do repertório latino-americano, caribenho, criollo e afro-peruano.
Desde 2009 o Coletivo Nsoroma pesquisa o repertório artístico-cultural da Diáspora Africana nos países da América Latina. São pesquisadores e arte-educadores brasileiros nas áreas de dança, música, artes-plásticas, audiovisual e comunicação mediática.
A paulista Daniele Almeida é formada em Música pela Universidade Federal de Pelotas, RS. Mas ela não se dedica ao canto lírico e sim em resgatar preciosidades da cultura negra espalhadas pelo continente. Em 2009, montou um espetáculo de formatura chamado “Me Gritaram: Negra!”, inspirado em poema homônimo da compositora e coreógrafa afro-peruana Victória Santa Cruz.
Já a paulistana Gabriela Watson desenvolve uma interessante pesquisa sobre a cultura negra brasileira e latino-americana. Como produtora audiovisual e cineasta, tem participado de debates e eventos sobre a cinematografia da região, especialmente da peruana. Por exemplo, em outubro passado, no próprio Memorial, foi intérprete em debate com o cineasta peruano Diego Vega.
Serviço:
Nosotros afroperuanos – filme, debate, show
6 de abril, sábado, 18h30
Biblioteca Latino-americana Victor Civita
Grátis.