/governosp
No Memorial, todo sábado é dia da criança na Feira de Cultura Popular Latino-Americana. Há um parquinho ao lado da biblioteca e uma área para piquenique atrás da galeria. Brinquedos infláveis, como piscina de bolinha, pula-pula e escorregador são espalhados pela Praça perto da Mão. Recreadores ensinam às crianças brincadeiras tradicionais, como pula corda, pião, peteca, amarelinha…
A festa começa às 11h da manhã com o impagável palhaço Gelatina. Daí, atrações circenses, teatrais, de dança e musicais divertem pais e filhos. E o que é importante: tudo é GRÁTIS. Veja abaixo o que está programado para este sábado, 17 de maio. Confira antes como vai ser o sensacional espetáculo aéreo “As Mulheres do Sol e o Balão”, que abre os trabalhos logo após o Palhaço Gelatino, às 13h.
Uma hora depois ocupa o palco a experiente Cia. Articularte, que há 15 anos, por meio de bonecos, encena com sensibilidade dramas infantis e fábulas tradicionais, como “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, “A Cuca Fofa de Tarsila”, “Portinari Pé Moleque”. Desta feita, adapta talvez o mais famoso conto infantil e o transforma em “Chapeuzim Vermelho”. Como se sabe, é a história de um lobo que se dá mal após comer a vovozinha. Essa, aliás, se destaca na peça por seu estilo e humor. A fábula da menina que vai visitar a avó doente e topa com o lobo mau no meio da floresta ganha versão ecológica no espetáculo que a Cia. Articularte. O caráter pedagógico da peça fica explícito na participação ativa da menina diante da realidade sensorial – que a leva a questionar o lobo mau sobre os traços da avó. Além disso, o texto, baseado nos originais de Charles Perrault e dos Irmãos Grimm, dá especial destaque para a conscientização da criança em relação aos cuidados e à preservação das matas e florestas.
Às três horas a Cia. do Dragão apresenta “Artecantada, conto, canto e brinco”, em que Gesiel de Oliveira apresenta os cantares de diferentes regiões do Brasil, conta causos e brincadeiras típicas, sempre empunhando o violão ou instrumentos pouco conhecidos como banjo, guizos, caxixis e carrilhão, entre outros. Ele vai também mudando o sotaque, o chapéu ou outro adereço para melhor encarnar o personagem.
A tarde é encerrada com muita música, dança e animação, a cargo da Banda da Alegria e da Cia. Criarte de Street Dance.
Serviço
FEIRA DE CULTURA POPULAR LATINO-AMERICANA
17 de maio, sábado, das 11h às 20h
11h – Abertura com o Palhaço Gelatina
13h – Cia Base: As Mulheres do Sol e o Balão
14h – Cia. Articulart: Chapeuzinho Vermelho
15h – Cia do Dragão: Artecantada
16h – Banda da Alegria
18h – Cia Criarte: Street Dance.
GRÁTIS.