
Dando continuidade ao Projeto Adoniran, o Memorial da América Latina recebe o grupo vocal MPB4 em show acústico, no dia 7 de agosto, quinta-feira, no Auditório Simon Bolívar, às 20h30.
O MPB4 – formado por Magro, Aquiles, Miltinho e Dalmo – apresenta show comemorativo dos seus 40 anos de carreira, cujo repertório foi registrado no CD e DVD MPB4 40 Anos – Ao Vivo (EMI Music), gravado em 2007. O roteiro intercala clássicos que marcaram a história do grupo com algumas novidades e confirma o fato de que sua discografia é uma das mais expressivas da MPB de todos os tempos – em melodia, harmonia, arranjo vocal e letras. Tudo registrado em mais de 30 discos lançados.
Entre as canções do espetáculo, destaque para “Amigo é Pra Essas Coisas” (Silvio da Silva Jr./Aldir Blanc), “Ronco da Cuíca” (João Bosco/Aldir Blanc). O programa conta ainda com clássicos como: “Cicatrizes” (Miltinho/Paulo César Pinheiro), “A Lua” (Renato Rocha), “Refém da Solidão” (Baden Powell e Paulo César Pinheiro), “Cebola Cortada” (Clodo e Petrúcio Maia), “Roda Viva” (Chico Buarque), “O que é o que é” (Gonzaguinha), “Olê Olá” (Chico Buarque), “Retrato em Branco e Preto” (Tom Jobim/Chico Buarque), “Gago Apaixonado” (Noel Rosa) “O Cio da Terra” (Milton Nascimento/Chico Buarque) e outras.
MPB4 – 40 anos de carreira
Não é possível contar a história da música brasileira sem mencionar o MPB4, pois o grupo está fortemente atrelado ao cancioneiro do nosso país das últimas quatro décadas. O trabalho atual é eclético, composto pela mistura de canções de protesto, grandes sambas e baladas românticas
Um exemplo do que se pode ouvir é “Morena dos Olhos D’água”, canção delicada de Chico Buarque, que reaparece com arranjo ‘a cappella’, “Assim, Nasci pra Sonhar e Cantar”, pérola de profundo lirismo, de Dona Ivone Lara, e a newbossa “Faz Parte do Meu Show”, de Cazuza, além das mais agitadas “O Ronco da Cuíca” e “Galope” – respectivamente, de João Bosco & Aldir Blanc e Gonzaguinha, seus grandes fornecedores de repertório pela vida afora. Outra novidade do roteiro é o belo samba “Refém da Solidão” (Baden Powell e Paulo César Pinheiro), que eles nunca gravaram, mas sempre usaram para esquentar suas vozes antes dos shows.
As influências latino-americanas do grupo estão presentes em “Por Quem Merece Amor” (canção do cubano Silvio Rodriguez, vertida para o português por Miltinho), “San Vicente” (Milton Nascimento e Fernando Brant) e “Yolanda” (Pablo Milanez, vertida por Chico Buarque). A inédita “Samba Antigo” (Miltinho, Mário Negrão e Paulo César Pinheiro) não fica por baixo. A canção “Amigo é pra Essas Coisas”, de Silvio da Silva Jr. e Aldir Blanc, que abre o show, foi a que consolidou a carreira do grupo no II Festival Universitário, de 70.
O show de gravação do DVD teve roteiro e direção geral de Túlio Feliciano, arranjos e direção musical de Magro Waghabi (que também esteve nos teclados). Além dos vocais, Miltinho contribuiu também com seu violão, assim como Aquiles e Dalmo na percussão. Trata-se de um show de acerto de contas com o passado, rumo ao futuro, sem jamais abrir mão da qualidade, que sempre foi um ponto de honra do MPB4.
Projeto Adoniran: MPB4
Dia 7 de agosto, 20h30
Duração: 1hora
Censura: Livre
Ingressos: R$ 10,00
Memorial da América Latina – Auditório Simón Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda (ao lado do metrô)
Tel. 3823-4600