/governosp
O Memorial da América Latina recebe, nesta quinta-feira, no dia 25 de setembro, das 8h30 às 17h, professores, gestores e outros profissionais da educação para participarem do Seminário de Educação para a Cidadania.
O evento é uma iniciativa conjunta da Fundação SM e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) que pretende contribuir para a formação continuada de docentes e gestores e para o debate sobre questões fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas na área de Educação.
Na ocasião, serão apresentados os resultados da pesquisa “A qualidade da educação sob olhar dos professores”, elaborada pela Fundação SM e OEI. Aplicada a mais de 8 mil professores de educação básica de 19 estados brasileiros, a pesquisa será comentada pela pesquisadora Maria Malta Campos, da Fundação Carlos Chagas.
Em seguida, outras quatro breves apresentações e um debate integram o programa: “Educação de qualidade como elemento de transformação social”, com Elena Martín, professora da Universidade Autônoma de Madri; “Condições básicas para a educação de qualidade”, com Cleuza Rapulho, diretora de Fortalecimento Institucional e Gestão de Sistemas do Ministério da Educação; “Liderança na gestão escolar“, com Heloísa Lück, diretora Educacional do CEDHAP (Centro de Desenvolvimento Humano Aplicado); “Educação de qualidade para o desenvolvimento econômico”, com o economista e pesquisador Samuel Pessoa.
No período da tarde, está programada uma mesa-redonda com autoridades educacionais que irá discutir a qualidade da educação na perspectiva das políticas públicas.
O Grupo SM é referência na Espanha e na América Latina. Liderado pela Fundação SM, o grupo tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto educacional que inclui estímulo à formação continuada de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos sócio-culturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (11) 3847-8927, somente até quarta-feira, dia 24 de setembro.
Programação:
8h30 – Credenciamento e café
9h30 – Abertura
9h50 – Apresentação dos resultados da pesquisa
– A qualidade da educação sob o olhar dos professores
Maria Malta Campos – Doutora em ciências sociais pela Universidade de São Paulo, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, presidente da diretoria colegiada da ONG Ação Educativa e pesquisadora sênior da Fundação Carlos Chagas.
10h40 – Painel: Qualidade e Gestão na Educação
– Educação de qualidade como elemento de transformação social
Elena Martín – Doutora em Psicologia pela Universidade Complutense de Madri (Espanha), professora de psicologia evolutiva e de educação na Universidade Autônoma de Madri, membro do IDEA – Instituto de Evolução e Assessoramento de Centros Docentes e consultora da OEI.
– Condições básicas para a educação de qualidade
Cleuza Repulho – Diretora de Fortalecimento Institucional e Gestão de Sistemas do Ministério de Educação, ex-presidente da UNDIME – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, ex-secretária municipal de educação e formação profissional de Santo André (SP), mestre em educação de jovens e adultos pela Universidade Mackenzie.
– Liderança na gestão escolar
Heloísa Lück – Doutora em Educação pela Universidade de Columbia (EUA), pós-doutorado em pesquisa e ensino superior pela Universidade George Washington, diretora educacional do CEDHAP – Centro de Desenvolvimento Humano Aplicado, consultora sobre gestão educacional do Conselho Nacional de Secretários de Educação e editora da sua revista Gestão em Rede.
– Educação de qualidade para o desenvolvimento econômico
Samuel Pessoa – Doutor em economia pela Universidade de São Paulo, professor essistente de pós-graduação em economia na Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ), chefe do Centro de Crescimento Econômico da FGV-RJ, pesquisador em economia regional, crescimento e desenvolvimento econômico.
Serviço:
Seminário de Educação para a Cidadania
Dia 25 de setembro, das 8h30 às 17h
Memorial da América Latina – Auditório Simón Bolívar
Inscrições pelo telefone (11) 3847-8927, até dia 24 de setembro
Entrada franca