/governosp
Entre os dias 28 e 30 de novembro, o Memorial da América Latina recebe a 9a Mostra Internacional do Cinema Negro. A entrada é franca.
Durante o evento, que será realizado no Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro, serão exibidas seis produções de três países (Brasil, Japão e Reino Unido), além da realização de reuniões e debates sobre o tema.
Organizada pelo professor de antropologia da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso), cineasta e doutor em cultura pela USP-SP, Celso Luiz Prudente, a mostra propõe a inclusão social através do cinema. Segundo ele, “o cinema tem uma dimensão pedagógica e é por meio dele que o excluído da sociedade vai buscar sua cidadania através das cotas”.
Serão exibidos os curtas e médias-metragens “Tribunal Zumbi”, do diretor brasileiro Cirineu, “Floresta Encantada”, de Keyko Nakamura, “Labirinto de Residências”, do japonês Naska Saito, “As Éticas da Melodia”, dirigido por Carlos Marcial Torres, “Meu Brasil”, de Daniela Broitman e “O Último Dia”, de Luciano Basdem.
As sessões começam às 17h e, logo após a apresentação dos filmes, serão realizados os debates. Para mais informações, acesse http://cinemanegro.com.br/
Confira as sinopses dos filmes:
Tribunal Zumbi – Como denuncia a violência sofrida pelo negro brasileiro a senadora Benedita da Silva presidiu um em forma de juri simulado O Tribunal Zumbi como forma de combate a violência racial. Participação de Vicentinho, Clovis Moura, padre Julio Lancelloti, Helio Bicudo e Djalma Gomes da Costa.
Enchanted Forest/Floresta Encantada – Animação que conta a história da criação de uma deusa africana em uma floresta encantanda.
A Labyrinth of Residence/Labirinto de Residencias – O conflito de morar em uma selva de pedra e dividar a vida cotidiana em um complexo de condomínios.
Meu Brasil – Documentário que acompanha o difícil dia dia de três lideres comunitários no Rio de Janeiro em sua jornada de busca de pela igualdade e justiça social. Conta com a participação do Presidente Lula, Ministro Gilberto Gil, O escritor Jose Saramago.
The Ethics of Melody/As Ética da Melodia – Musico brasileiro vai a Londres tentar ganhar a vida como músico e conta sua história de luta.
The Last Day/O Último dia – Um homen e um momento de profunda reflexão sobre a sua existencia humana.
Serviço:
9a Mostra Internacional do Cinema Negro
28, 29 e 30 de novembro, a partir das 17h
Pavilhão da Criatividade – Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo
Entrada Franca