/governosp
Entre hoje (21) e amanhã (22), o Memorial da América Latina recebe a primeira Feira das Universidades Chinesas, promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do MEC.
Com uma delegação formada por 166 representantes de diferentes instituições de ensino da China, entre escolas e universidades, a feira propõe um intercâmbio educacional e científico entre brasileiros e chineses.
Representando a “Shanghai Dianji University”, o chinês Kurt Zhang é responsável pelo recrutamento de jovens intercambistas. Segundo Zhang, a feira oferece diversas opções, para praticamente todas as áreas de atuação profissional. “A proposta da feira é promover a educação chinesa no Brasil. Aqui estão representadas diversas universidades, que oferecem praticamente todos os cursos, para bacharelado, mestrado e doutorado”, disse.
Na tarde desta quarta-feira, foi realizado o seminário internacional “Diálogo Brasil-China sobre Educação”. Já a quinta-feira será voltada aos estudantes que têm interesse em conhecer os programas de intercâmbio oferecidos pelas instituições de ensino.
Em adição ao Acordo de Cooperação Cultural e Educacional assinado pela China e pelo Brasil em 1985, também foi assinado, neste ano, um acordo de entendimento relativo ao programa “Ciência sem Fronteiras”, que prevê a oferta de cinco mil vagas de intercâmbio para estudantes chineses e brasileiros.
Fotos: Luiz Tristão