/governosp
O Memorial da América Latina promoverá nos próximos dias 22,23 e 24, oficinas gratuitas com a crítica cubana de teatro, Vivian Martinez Tabares, e o lançamento da revista Conjunto, que pauta produções teatrais independentes.
Cada dia de oficina focalizará um tema relacionado ao teatro. Dia 22, o “Panorama do teatro cubano a partir da Revolução”, o histórico, a transição, e a perspectiva do teatro cubano estarão em foco. O assunto que dará início às atividades, dia 23, será “A crítica teatral: a quem serve?”, quando Vivian desbravará o universo da crítica – sua essência, referências e tendências do ramo.
Para encerrar a oficina, dia 24, “A partitura de uma crítica; a crítica da crítica (proposta de exercício crítico)”, os tópicos analisados nos primeiros dias de oficina serão postos em prática, e tudo sob orientação da pesquisadora e crítica, Vivian Martinez Tabares. Vale lembrar que a participação é gratuita, e será emitido certificado de participação.
Formada em Teatrologia pela Faculdade de Artes Cênicas do ISA e Doutura em Ciências sobre a Arte, leciona o Seminário de Crítica Teatral. Tem inúmeros livros publicados dentre os quais destacam-se: Teatro por el Gran Octubre, José Sanchis Sinisterra: explorar las vías del texto dramático, assim como a antologia de teatro cubano Escena y tensión social, pelas Letras Cubanas. Seus trabalhos têm colaborado para antologias do sobre teatro e publicações culturais nacionais e mundiais.
O lançamento da revista Conjunto encerra o dia. Editada em Cuba, a publicação é uma produção da Casa de Las Américas, instituição latino-americana de promoção de arte. Suas edições são compostas por críticas, estudos teóricos e informações sobre o movimento teatral latino-americano, além de textos completos de obras.
Serviço:
Oficina
Datas: 22,23 e 24 de janeiro de 2013
Horário: 14:00 às 17:00 horas
Local: Sala dos espelhos (anexa ao Auditório)
Inscrição: cursos@memorial.sp.gov.br até dia 21/01/13