/governosp
O conjunto arquitetônico da Fundação Memorial da América Latina ganhou o prêmio “Monumentos de Niemeyer no Brasil”, em votação livre pela internet. Ele concorreu com outras igualmente belas obras do mestre carioca, considerado o maior arquiteto vivo: o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, RJ, e a Catedral de Brasília, DF. O concurso foi promovido pela Faculdade UPIS de Brasília.
Pelo 18º ano consecutivo, o Prêmio UPIS de Turismo homenageou personalidades e entidades que se destacaram no ramo. A premiação se deu em 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, no Auditório General Uchoa, no próprio campus da faculdade.
Na cerimônia, o Memorial foi representando por Sérgio Jacomini, diretor presidente em exercício, e André Melo, gerente de relações com o mercado. Fundado em 1989, hoje o Memorial da América Latina – especialmente a Mão espalmada – é um dos principais símbolos de São Paulo.
Em sua fala de agradecimento, o presidente Jacomini destacou o papel que o complexo cultural desenhado por Niemeyer exerce no contexto da América Latina e a sua relevância para a comunidade latino-americana radicada em São Paulo, bem como o intenso fluxo de turistas estrangeiros ao Memorial.