/governosp
Nesta quarta-feira, 7 de setembro, Feriado da Independência, o Memorial da América Latina funcionará normalmente. Todos os espaços estarão abertos para visitações, das 9h às 18h.
No Salão de Atos Tiradentes está em cartaz a mostra “Encontro da Imagem com a Literatura Latino-americana”, que apresenta trabalhos de 43 artistas concebidos a partir da inspiração em obras literárias. A proposta é comprovar o antigo aforisma de que “o artista torna visível o invisível”. Também é possível conhecer o Painel Tiradentes, de Pablo Picasso, que fica permanentemente exposto no Salão.
No espaço Gabriel García Márquez, anexo do pavilhão da Criatividade, está a exposição “A Arte na Pele – Tatuagem” que conta a história da milenar arte de pintura do corpo humano. Por fotos, objetos, vídeos, etc é possível conhecer um pouco sobre a origem e a evolução da tatuagem, os usos e costumes dessa arte como expressão da linguagem universal que melhor expressa o sentimento de liberdade entre os homens.
No Pavilhão da Criatividade é possível visitar o acervo com vestimentas e peças de artesanato dos povos latino-americanos, com mais de 4 mil itens – a maior coleção de arte popular latino-americana existente no Brasil. A Biblioteca Latino-americana estará aberta para visitações, porém não para consulta do acervo.
Em todos os espaços a entrada é gratuita e a classificação é livre.