
A Fundação Memorial da América Latina exibe o filme “Outubro”, dos irmãos peruanos Daniel e Diego Vega Vidal, nesta quinta-feira, 27 de outubro, às 19h, no auditório da Biblioteca Latino-americana Victor Civita, com entrada franca. O filme “Outubro” foi o vencedor do Prêmio de Júri da mostra “Um Certain Regard”, do Festival de Cannes do ano passado. O cineasta Daniel Vega Vidal estará presente na projeção e irá, após a sessão, conversar com os presentes sobre seu filme e o atual estágio do cinema peruano.
Surpreendentemente, o assim chamado Novo Cinema Peruano tem se destacado nos mais importantes festivais mundiais, como o de Cannes, Berlim, Veneza e Sundance. O filme “La Teta Asustada”, de Claudia Llosa, por exemplo, ganhou o Urso de Ouro do Festival de Berlim. A exibição do filme e o debate posterior com o cineasta peruano faz parte do curso Estética e Política do Cinema na América Latina, promovido pelo Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), deste Memorial, sob a coordenação da jornalista Daniela Gillone.
“Outubro” é o filme de estréia dos irmãos Vega Vidal. A co-produção Peru/Espanha/Venezuela do ano passado conta a história de um agiota sem muita movitação para viver até aparecer um bebê na porta da sua casa. Por se aproximar de uma data religiosa, personagens comuns em suas vidas cotidianas são retiradas da normalidade para formar uma família sui generis em torno da criança aparecida.
Serviço:
“Outubro”
Exibição do filme dos irmãos peruanos Daniel e Diego Vega Vidal.
Biblioteca Latino-americano Victor Civita
27 de outubro de 2011, quinta-feira, 19h
ENTRADA FRANCA