/governosp
A Fundação Memorial da América Latina e a Fundación Patagonia Arte Y Desafio assinaram Convênio de Cooperação e Intercâmbio de Ações Educacionais, em cerimônia ocorrida em São Paulo no início da tarde de 24 de janeiro. A entidade argentina e o Memorial acordaram promover “em conjunto um programa de cooperação cultural de forma a contemplar projetos” que visam a integração cultural da Argentina e do Brasil.
“Desde o início da Fundación pensamos em integrar a Patagônia na América Latina. A Patagônia sempre pareceu tão longe, como se não existisse ou fosse apenas natureza virgem. Não, a Patagônia tem gente, tem história, tem cultura e tem também artistas”, declarou seu diretor geral, Alberto Eduardo Grottesi Errazu, durante o ato de assinatura.
Por sua vez, Fernando Leça, presidente do Memorial, lembrou que, na verdade, a cooperação entre as duas entidades não é nova: “É um prazer assinar esse convênio, que reafirma e consolida uma relação que já existe, e nos obriga mutuamente a uma coisa muito prazerosa, que é trabalhar pela integração por meio da cultura.”
Em 2004 a Galeria Marta Traba, do Memorial, abrigou a exposição Duas Miradas sobre os primeiros habitantes da Terra do Fogo, os Onas, promovida pela Fundación Patagônia, que recebeu 2400 pessoas. “Desde esse momento até hoje cada vez fica mais próxima nossa relação. Afirmei na imprensa de Buenos Aires que não teríamos podido fazer a Bienal sem a colaboração do Memorial e, através de Fernando Leça, de outras pessoas da Bienal de São Paulo e de outros que nos ajudaram a fazer a construir o caminho”, contou Grottesi.
Ele referiu-se à Bienal del Fin del Mundo, que será inaugurada em 29 de março de 2007 na cidade de Ushuaia, a mais austral do continente sul americano. Apoiando a iniciativa desde o início, o Memorial é o “padrinho” desta que é a primeira bienal de arte contemporânea da Argentina. A curadora geral da Bienal del Fin del Fundo é a brasileira Leonor Amarante, jornalista, crítica de arte e editora executiva do Departamento de Publicações do Memorial.
Foto de capa: Fernando Leça, presidente do Memorial recebe Alberto Grottesi, diretor geral da Fundación Patagonia Arte Y Desafio;
Foto 1: Fernando Leça, Alberto Grottesi e Eliézer Rizzo de Oliveira, diretor do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL) no momento da assinatura do convênio;
Foto 2: Fernando Leça, Alberto Grottesi, Eliézer Rizzo de Oliveira e Leonor Amarante durante cerimônia.
fotos: Adriano Capelo