/governosp
Por Daniel Pereira.O encontro, organizado por seis observatórios de migrações do Brasil em parceria com o o Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL) do Memorial da América Latina, será realizado no dia 12 de abril, das 8h às 18h, na Biblioteca Latino-Americana (portões 2 e 5). As inscrições são gratuitas pelo e-mail observatoriodasmigracoes@nepo.unicamp.br até o dia do evento. Participam os professores José de Souza Martins (USP), Eduardo Domenech (Universidade de Córdoba – AR) e Sidney Antônio da Silva (UFAM).
O seminário tem dois objetivos. O primeiro, dialogar com diversos campos disciplinares, avançando no conhecimento teórico e metodológico sobre o tema. O segundo, debater as políticas migratórias e sociais (e a ausência delas) e para os imigrantes no Brasil do século XXI com representantes das diferentes esferas governamentais, de órgãos internacionais e da sociedade civil.
A programação está estruturada em quatro eixos temáticos, cada um com mesas-redondas e apresentação de trabalhos em formato de pôster. Os eixos são os seguintes:
1) Migrações internacionais no Brasil contemporâneo: cenários, tendências, características e especificidades;
2) Migração internacional e políticas públicas: trabalho, justiça, saúde, educação e assistência social;
3) Fronteiras e migração;
4) Refúgio, políticas e território.
Serviço:
Seminário “Migrações Internacionais, Refúgio e Políticas”
Data: 12 de abril (terça-feira)
Horário: das 8h às 18h
Local: Memorial da América Latina- Metrô Barra Funda
Espaço: Biblioteca Latino-americana (portões 2 e 5)
Mais informações: www.nepo.unicamp.br.