/governosp
São Paulo, 30 de abril de 2009.
Texto extraído do site http://www.festivalamericadosul.com.br.
O incentivo à produção cultural dos países sul-americanos e ao acesso do público a esse valioso bem rendeu ao governo de Mato Grosso do Sul o reconhecimento do Memorial da América Latina, uma das mais importantes instituições continentais de arte e cultura. Na abertura do 6º Festival América do Sul, na noite desta quarta-feira (29), o diretor-presidente do Memorial, Fernando Leça, surpreendeu o governador André Puccinelli fazendo uma homenagem com a entrega de uma escultura.
A peça retrata um projeto do monumento concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer em conjunto com Darcy Ribeiro, que mostra “as veias abertas” da América Latina delineando um mapa do continente e que se tornou símbolo do Memorial, instalado em São Paulo.
Para Fernando Leça, o reconhecimento considera que o apoio público à diversidade cultural ajuda a promover o desenvolvimento social da região. “É gratificante ser parceiro desse festival. Queremos estimular e premiar iniciativas como essa, que estão a serviço de um processo de desenvolvimento num conceito mais amplo, que vai além do aspecto econômico”, justifica. “É o reconhecimento de que a política pública está orientada para promover o real desenvolvimento”, elogia o presidente do Memorial.
Citando o economista Celso Furtado, grande pensador das ciências sociais no Brasil, o diretor do Memorial da América Latina ressaltou a importância de as políticas públicas abrangerem o desenvolvimento de forma ampla. “O Memorial e o povo de São Paulo homenageiam Mato Grosso do Sul pelo exemplo que está dando para a região e até para o Brasil”, disse ele a Puccinelli. Surpreendido com a homenagem, André lembrou que o Memorial, parceiro do FAS 2009 compartilhando a curadoria, também foi parceiro abrindo as portas da instituição para a divulgação dos projetos turísticos e culturais de Mato Grosso do Sul no início de abril.
Texto extraído do site http://www.festivalamericadosul.com.br.
Memorial participa da curadoria do 6º Festival América do Sul em Corumbá/MS