/governosp
O Instituto de Cidadania Global da Universidade São Marcos lança – no próximo dia 7 de junho, às 20 horas, no Auditório Simón Bolívar do Memorial – a Cátedra Paulo Nogueira-Neto. A cátedra tem por objetivo a educação voltada para a construção de sociedades sustentáveis e será presidida pelo ambientalista e professor emérito Paulo Nogueira-Neto.
O lançamento contará com a presença do governador Cláudio Lembo. O ambientalista norte-americano e presidente do centro de pesquisas Heinz Center, Thomas Lovejoy, fará uma palestra sobre desenvolvimento sustentável, seguida de debate aberto ao público mediado pelo professor Nogueira-Neto.
Com a pretensão de constituir um campo interdisciplinar de educação, que contribua para o enfrentamento das questões comprometedoras da sustentabilidade das sociedades contemporâneas, a Cátedra visa elevar os modelos de desenvolvimento sustentável à categoria de projeto de pesquisa educacional. E, conseqüentemente, formar agentes sociais que valorizem a sustentabilidade e a tomem como direito político comum e inalienável das sociedades contemporâneas.
Idealizada pela vice-reitora acadêmica da São Marcos, Luciane Miranda de Paula, a Cátedra agirá por meio de 3 programas institucionais 1) ensino e pesquisa em educação para sociedades sustentáveis, 2) documentação e difusão do conhecimento gerado sobre os projetos destas sociedades e 3) monitoramento e avaliação de projetos sócio-ambientais já desenvolvidos pela Universidade.
Aprovada pela regional brasileira da Rede Unitwin de Cátedras da Unesco, o projeto da “Paulo Nogueira-Neto” foi enviado para a sede da organização em Paris. No Brasil existem 20 Cátedras cadastradas no programa da Unesco, sendo apenas 3 voltadas para questões ambientais. O Unitwn estabelece e reforça a cooperação entre instituições de ensino e pesquisa de todo mundo.
A cátedra da São Marcos prevê o intercâmbio acadêmico e o investimento de empresas privadas. Até o momento, a Cátedra Paulo Nogueira-Neto conta com a parceiria das ongs Arte Sem Fronteiras e Oca Brasil; e de fundações como o Memorial da América Latina e a Padre Anchieta, entre outras instituições.
Serviço:
Cátedra Paulo Nogueira-Neto de Educação para Sociedades Sustentáveis
Instituto de Cidadania Global da Universidade São Marcos
Lançamento: 7 de junho, às 20h00
Local: Auditório Simón Bolívar
Entrada franca