/governosp
A Fundação Memorial da América Latina recebe a Mostra Cultural do Nureca no próximo dia 13 de novembro, a partir das 16h, no Auditório Simón Bolívar. Como nos anos anteriores, a Mostra Cultural serve para apresentar o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Recreação e Culturas (Nureca), do Instituto Alana. Elaborado pela coordenação, professores e alunos, o evento terá música, dança, teatro, ginástica artística e esportes. A entrada é franca.
O Projeto Espaço Alana, através do NURECA, oferece à população um leque de atividades culturais, sociais, recreativas e de lazer que proporcionam informação, conquista de condições de autonomia, resiliência e sustentabilidade, protagonismo, acesso a oportunidades, capacitações, serviços, condições de convívio e socialização, de acordo com sua capacidade, dignidade e projeto pessoal e social. As atividades são realizadas por profissionais qualificados que reciclam seus conhecimentos através de encontros de formação continuada, oferecidas pelo próprio Instituto, mantendo desta forma um padrão de qualidade nos seus atendimentos.
O Núcleo de Recreação e Cultura atende 320 alunos, crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, no contra-período da escola. As principais atividades oferecidas pelo núcleo são as oficinas de esporte, dança popular e contemporânea; o estudo de música; o desenvolvimento da língua; aulas de informática; oficinas de jogos e brincadeiras, todas elas com foco na socialização e desenvolvimento das autonomias social, moral, intelectual, pessoal, artística.
Um dos principais objetivos do NURECA é realizar algumas ações de mediação cultural intensas, ampliando o repertório sócio-cultural dos jovens atendidos, de forma que construam novas formas de relacionar-se socialmente e com o mundo da cultura. O foco desta prática está em construir conhecimentos servindo de instrumentos para desenvolver aptidões e especializar algumas práticas sociais e artísticas.
Outros objetivos são a garantia de proteção social à criança e ao adolescente em situação de vulnerabilidade e risco social, por meio do desenvolvimento de atividades sócioeducativas e oficinas; a promoção do auto-conhecimento e quanto à condição de cidadão e o incentivo a um processo de desenvolvimento produtivo e saudável. Oportunizar aquisições para a conquista da autonomia, cidadania e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, diminuindo assim os níveis de criminalidade e violência, também fazem parte dos resultados esperados das atividades realizadas dentro do núcleo.
Maiores Informações no Site: http://www.alana.org.br/