/governosp
A Fundação Memorial da América Latina promove o curso de extensão Novas lideranças políticas, movimentos sociais e alternativas de governo na América Latina, com a participação de professores dos EUA, Brasil, Cuba e Argentina. Organizado pelo Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), ele tem a coordenação do profº Luis Fernando Ayerbe, da Universidade Estadual Paulista. O CBEAL é a diretoria do Memorial encarregada de fomentar a pesquisa, o pensamento e a reflexão sobre a América Latina.
Durante três noites seguidas de agosto 14, 15 e 16, o programa será oferecido especialmente a estudantes universitários de humanidades, para os quais em muitos casos serve como complementação acadêmica. Naturalmente, também está aberto a outros universitários e interessados em geral, como nos casos dos cursos do semestre passado A Invenção da América Latina e Biocombustíveis: Desafios e Oportunidades. “Proporcionamos certificado a quem participar de no mínimo 75% da carga horária. E é melhor os interessados se apressarem pois as vagas costumam se esgotar rapidamente”, avisa o professor Eliézer Rizzo de Oliveira, diretor do CBEAL. As inscrições começam em 23 de julho.
Como o nome indica, o curso aborda as mudanças recentes em vários países da América Latina, não só com uma guinada à esquerda dos governos, como também com o novo protagonismo de atores políticos antes esquecidos, como os índios da Bolívia e do Equador. É, portanto, um esforço de pensar a atualidade da América Latina. “Com esse e outros cursos, o Memorial procura suprir uma lacuna existente no meio acadêmico, principalmente fora das universidades públicas: a reflexão sobre a contemporaneidade da nossa região continental”, diz Fernando Leça, presidente do Memorial. Informe-se sobre o curso de extensão “Religião e sociedade na América Latina”.
Leia a seguir a apresentação do curso, escrita pelo professor Fernando Ayerbe:
Os primeiros anos do século XXI desenham para o entorno latino-americano um cenário ao mesmo tempo difícil e rico em possibilidades. Entre os elementos característicos relevantes, destacamos o esgotamento de um ciclo econômico marcado pela liberalização dos mercados; a emergência de forças políticas e movimentos sociais cuja ação consegue combinar a crítica ao modelo dominante com a construção de alternativas de poder estatal; e a ascensão de governos preocupados com a revalorização do protagonismo do Estado frente ao Mercado. Esses novos governos objetivam recuperar capacidades de gestão no âmbito interno, por um lado, especialmente na promoção da equidade social, e por outro lado externo, ao buscar maior autonomia nas relações com Estados Unidos e o fortalecimento dos processos de integração regional.
A compreensão dos novos cenários latino-americanos é um desafio de múltiplas dimensões, tanto pela variedade de países, sub-regiões, sociedades e culturas, como pela diversidade de possibilidades temáticas e metodológicas. Desta perspectiva, o curso Novas lideranças políticas, movimentos sociais e alternativas de governo na América Latina tem como objetivo desenvolver uma análise de processos nacionais e regionais em que os elementos acima destacados, além da sua nítida presença, adquirem uma diversidade de significados cuja riqueza estimula o debate teórico e político.
Temas e cronograma
• 14/08.
Apresentação: O cenário político emergente e as alternativas de governo.
Luis Fernando Ayerbe, Universidade Estadual Paulista, Coordenador do Curso.
Novos movimentos sociais e novas lideranças políticas na América Latina.
Palestrante: Harry Vanden, University of South Florida, Estados Unidos.
O governo de Hugo Chávez e a segurança regional.
Palestrante: Andrés Serbin, Coordinadora Regional de Investigaciones Económicas y Sociales, Argentina.
• 15/08.
Novas lideranças políticas sul-americanas: entre a ALCA e a ALBA.
Palestrante: Carlos Oliva Campos, Universidade de Havana, Cuba.
Modelo de desenvolvimento e política externa do governo de Néstor Kirchner: as relações com Brasil e Venezuela.
Palestrante: Sandra Colombo. Universidad Nacional del Centro, Argentina.
Mercosul: interesses nacionais e perspectivas regionais.
Palestrante: Fernando Piñero, Universidad Nacional del Centro, Argentina.
• 16/08.
O Brasil sob o governo Lula: continuidades e mudanças.
Palestrante: Karina Pasquariello Mariano, Universidade Estadual Paulista.
A política externa de Brasil e Venezuela: impactos na América do Sul.
Palestrante: Rafael Villa, Universidade de São Paulo.
Fechamento do curso e comentários finais: Eliézer Rizzo de Oliveira, Diretor do CBEAL, Memorial da América Latina.
Serviço:
Novas lideranças políticas, movimentos sociais e alternativas de governo na América Latina
Horário:
Das 19h às 22h
Datas: 14, 15 e 16 de agosto.
Inscrições:
De 23 de julho a 14 de agosto ou até o encerramento das vagas. As inscrições deverão ser feitas diretamente no Memorial da América – CBEAL – prédio da Administração (portão 08), se segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas.
Taxa de inscrição:
R$ 120,00 – vagas limitadas
Certificado de participação:
Serão fornecidos certificados aos participantes com presença confirmada em todas as três aulas.
Local: Biblioteca Latino-Americana Victor Civita
Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 portão 12
Informações: (11) 3823-4780