/governosp
De 5 a 9 do mês de setembro, acontece o II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão, organizado pelo Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB). O Congresso é a oportunidade de colocar em pauta todas as questões, abordagens e construções que contribuem de forma significativa na produção dos saberes e fazeres da Psicologia. E busca difundir o diálogo entre ciência e profissão, com a preocupação de atender as necessidade da sociedade e fortalecer a Psicologia brasileira.
O ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, participou da cerimônia de abertura representando o presidente Luís Inácio Lula da Silva. Ele destacou a felicidade do tema escolhido para a segunda edição, “Enfrentando as Dívidas Históricas da Sociedade Brasileira”, e a alegria dele ocorrer no Memorial, “um enclave da América Latina no coração de São Paulo“. O ministro Vannuchi fez uma firme defesa do combate à criminalidade pela ótica dos direitos humanos. “Se as forças de segurança passam a desrespeitar a lei, elas desenvolvem empatia com a marginalidade, o que abre uma porta para a corrupção“, adverte.
André Lázaro, Secretário Adjunto do Ministério da Educação, em nome do ministro Fernando Haddad, apresentou um breve relatório dos problemas da educação brasileira de hoje. “Temos mais de 60 milhões de jovens com mais de 15 anos sem 8 anos de estudo; desses, 30 milhões não completaram 4 anos na escola, quer dizer, são analfabetos funcionais; e desses, 15 milhões são analfabetos absolutos“. Segundo Lázaro, essa é parte preocupante da dívida histórica da sociedade brasileira, que quer ser enfrentada por esse congresso. “Nem 40% dos jovens de 15 a 17 anos estão matriculados no Ensino Médio“, continua Lázaro, “o que gerou uma violência tal, que mudou a curva demográfica nessa faixa etária em cidades como o Rio de Janeiro, por exemplo“.
Realizado no Memorial da América Latina e na Faculdade Uninove (Campus Memorial), em São Paulo, o Congresso também teve em sua abertura a presença do happer MV Bill, que colocou em discussão a desigualdade social brasileira. O tema escolhido para a segunda edição é “Enfrentando as Dívidas Históricas da Sociedade Brasileira” e para falar sobre esse e outros assuntos relevantes à classe e à comunidade estarão presentes os seguintes profissionais: Joel Birman (CFP), Eliete Aparecida Godoy (ABRAPEE), Bernardo Monteiro de Castro (ANPEPP), Sônia Liane Rovinski, (ABPJ). Além dos estrangeiros: Raul Rocha, Gloria Fariñas de León, José Héctor Livia Segovia, Lygia Maria Sanches Nunes, Marco Eduardo Murueta Reyes,entre outros.
Os trabalhos
Nos quatro dias de Congresso estão sendo apresentados recentes pesquisas e estudos de diversas áreas da Psicologia – avaliação, comportamento, ética, formação, saúde, ambiental, clínica, aprendizagem, desenvolvimento, escolar, esporte, hospitalar, jurídica organizacional e social. No total são 3686 trabalhos entre conferências, mesas-redondas, simpósios, posters e cursos.
Alguns temas interessantes que serão abordados no encontro:
– A Questão da Corrupção: uma Leitura da Psicologia.
– O objeto-signo e a dinâmica pulsional: um olhar sobre o sujeito na sociedade de consumo
– Instituições de Segurança Pública e Violência.
– A Pesquisa em Psicofisiologia e a Psicologia do Esporte
Locais:
Memorial da América Latina:
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Uninove – Campus Memorial:
Mais informações
site: www.cienciaeprofissao.com.br
e-mail: congresso@cienciaeprofissao.com.br
telefone: 0800-7706605