/governosp
O Governo de São Paulo promove Horizontes Musicais, série de concertos didáticos gratuitos, destinada aos alunos do Projeto Guri em São Paulo e Grande São Paulo. De 22 de março a 23 de novembro, 16 renomados grupos musicais, como Mawaca, Quarternaglia, Camerata Aberta, Ensemble São Paulo e Quinteto Villa-Lobos, realizarão 45 concertos didáticos para cerca de 20 mil jovens nos teatros de 17 CEUs onde estão localizados Polos do programa, além do Memorial da América Latina e auditórios em Osasco e Mogi das Cruzes. A programação completa pode ser consultada no site www.gurisantamarcelina.com.br.
Hermeto Pascoal é o convidado para o lançamento da Série, que acontecerá no dia 22 de março, terça-feira, às 16 horas, no Memorial da América Latina. “A infância é a melhor fase para ter contato com a música, pois as crianças são abertas e livres para aprender. Pedi a todos que levem sementes para fazermos um som juntos”, explica o músico, que é reconhecido pela grande capacidade de improviso e de mesclar sonoridades inusitadas.
Os espetáculos têm características estilísticas contrastantes e complementares, como música renascentista, jazz contemporâneo, choro, música cênica, música contemporânea, world music, entre outros. E diferentes formações instrumentais, levando aos ouvintes um rico universo sonoro.
O Projeto Guri, já com 16 anos de história, é responsável por introduzir cursos de iniciação e teoria musical, coral e instrumentos a mais de 51 mil alunos em todo o Estado de São Paulo. Os alunos que integram o projeto recebem uma atenção que vai muito além do ensino musical. Os projetos visam: potencializar as crianças, adolescentes e jovens em suas dimensões estética, afetiva, cognitiva, motora e social; garantir vivências enriquecedoras de sociabilidade; fortalecer o reconhecimento de seus recursos, que possam ser acionados em projetos futuros; proporcionar o acesso a diferentes vivências culturais; valorizar as expressões de cultura local; estimular criações e apresentações de grupos musicais.
O projeto ainda acompanha todas as condições que afetam a vida e o bem estar de cada um – incluindo educação, assistência social, saúde, habitação, cultura, lazer, trabalho e outros. No Projeto Guri cada novo integrante opta pelo aprendizado de um instrumento musical, canto coral, ou ambos os cursos. Nas aulas são trabalhados os mais variados gêneros musicais, desde canções populares e músicas folclóricas a composições eruditas. Além do estudo da música ser desafiador, construtivo e prazeroso, a variedade de repertório mantém viva a raiz cultural da comunidade.
Não há a necessidade de prévio conhecimento musical, para participar, os interessados devem ter entre 6 e 18 anos, verificar a disponibilidade de vagas em algum dos pólos do projeto e comprovar freqüência escolar regular. Ao ingressar no projeto, o aluno opta por aulas de instrumento musical, coral ou de ambos. Durante as aulas, os alunos são apresentados aos mais variados gêneros musicais, desde canções populares e músicas folclóricas a composições eruditas, além de poderem trabalhar com diversas manifestações culturais, contribuindo para manter vivas as raízes culturais da própria comunidade.
Serviço:
Horizontes Musicais
22 de março, 16h
Auditório Simón Bolívar
Serão distribuídos 200 convites, na bilheteria do Auditório, a partir das 14h.