/governosp
Quem disse que galeria de arte combina com silêncio? As visitas guiadas pelo Memorial da América Latina foram feitas para provar justamente o contrário. Na última semana da exposição “Descobrindo Guayasamín”, o coordenador da monitoria, Sidney Silva, propôs uma brincadeira nova envolvendo o artista, sua obra e o contexto histórico, mais a imaginação da garotada.
Na tarde do dia 5 de junho, os alunos da 3ª série do Ensino Fundamental da Escola Municipal Carolina Maria de Jesus de Santo André, puderam conhecer a Galeria Marta Traba de uma maneira interativa, bem diferente da usual. Com idade entre 8 e 9 anos, as crianças primeiramente ouviram com atenção os relatos de Sidney sobre os quadros e sua relação com o holocausto. E, logo após, a partir de moldes das figuras do pintor equatoriano, fizeram pequenos grupos para montar seus próprios desenhos.
Sidney lembra da importância de abordar o tema sugerido de acordo com a idade dos participantes: “As crianças geralmente são mais participativas, enquanto os adolescentes têm mais senso crítico, é interessante propor atividades que levem em conta esses aspectos”. O coordenador ainda ressalta a dificuldade de tratar temas nada infantis – como os sugeridos por Guayasamín, que relata os horrores da Segunda Guerra Mundial.
Os alunos encheram a Galeria com suas vozes estridentes mostrando que arte plástica não só combina com bagunça, mas também é uma ótima brincadeira. Alison, de 9 anos, gostou mais da tela “Assustado”, e fez questão de retratar em sua figura os olhos esbugalhados da obra de Guayasamín.
Em cartaz até dia 8 de junho, a exposição já recebeu mais de 13 mil visitantes. Oswaldo Guayasamín é um dos grandes pintores latino-americanos da séc XX, sobre quem o poeta chileno Pablo Neruda declarou: “Os nomes de Orozco, Rivera, Portinari, Tamayo e Guayasamín formam a estrutura andina do continente”.
A próxima exposição, “Viagem Noturna”, será sobre o acervo indígena da Cid Collecion, que está sob a guarda provisória do Memorial. Sidney já está preparando novas atividades para entreter e ampliar os conhecimentos dos visitantes.
Créditos
Foto 1 e texto por Gabriela Mainardi
Foto 2: Fábio Pagan
Serviço:
Descobrindo Guayasamín
Organização: Memorial da América Latina em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo e apoio do Consulado Geral do Equador e da Fundação Guayasamín
Período da exposição: 11 de abril a 8 de junho
Horário de funcionamento: 9h às 18h, de terça a domingo
Memorial da América Latina – Galeria Marta Traba
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)
Entrada pelos portões 1, 5 e 6
Telefone: (11) 3823-4600
ENTRADA FRANCA