/governosp
São Paulo, 13 de julho de 2011.
Por meio de uma “Resolución Suprema”, assinada pelo próprio presidente da nação, Alan García Perez, e por seu ministro das relações exteriores, Jose Antonio Garcia Belaúnde, o presidente da Fundação Memorial da América Latina, Fernando Leça, recebeu o título honorífico de “Gran Oficial” da República do Peru, em cerimônia ontem no Salão de Atos Tiradentes. Ainda foram agraciadas com comendas Maureen Bisilliat, Jussara Carbonaro e Ângela Barbour´(ausente por estar viajando de férias). As três funcionárias do Memorial tiveram atuação marcante em eventos que envolveram a arte, economia e gastronomia peruana.
O documento oficial lido pela cônsul adjunta do Peru, Ana Teresa Lecaros (no púlpito, na foto acima), referia-se especificamente ao II Expo Peru, que se realizou no Memorial, entre 4 e 7 de novembro do ano passado, cujo êxito deve-se, afirmou a cônsul Lecaros, à generosidade e atuação dos novos “comendadores”. A condecoração outorgada pelo governo peruano enquadra-se na categoria “mérito por serviços distinguidos”.
Os homenageados ganham um broche, um diploma e uma linda medalha no formato do sol, remetendo a um símbolo pré-colombiano do Peru. A cerimônia também serviu para a despedida do embaixador Jaime Stiglich (na foto ao lado, de óculos, cumprimentando o presidente do Memorial, Fernando Leça), que serve como Cônsul Geral em São Paulo. Depois de prestar serviços relevantes a seu país, ele deixa a vida pública e volta à iniciativa privada em Lima.
Ao agradecer, o presidente do Memorial recapitulou vários episódios que demonstram a amizade fraterna e a estreita colaboração com o corpo consular latino-americano acreditado em São Paulo, especialmente com o peruano. Segundo Leça, essas relações cotidianas, produtivas e prazerosas, são mais importantes que as premiações.
Falando em nome de todas as novas “comendadoras”, a fotógrafa Maureen Bisilliat afirmou que o Memorial “é um bom lugar e um lugar bom para a gente estar”. Maureen é uma das fundadoras do Memorial. Aos 80 anos, deixou a curadoria do Pavilhão da Criatividade, neste ano, mas permanece encarnando o espírito do Memorial como ninguém. Maureen vive um momento de celebração e reconhecimento. Atualmente, está em cartaz na Casa Fernando Pessoa, de Lisboa, a exposição “A João Guimarães Rosa”, com fotos de sua autoria. Em breve, ela inaugurará na Suíça a mesma exposição que esteve em cartaz no Instituto Moreira Salles, do Rio, e na Galeria de Arte da Fiesp, em São Paulo. Em 2009, Maureen recebeu a Ordem do Ipiranga, do Governo do Estado de São Paulo, e a comenda de Honra ao Mérito do Ministério da Cultura, as maiores distinções outorgadas pelos governos estadual e federal.
Fotos: Daniela Agostini