Fundado em 18 de março de 1989, o Memorial da América Latina é um complexo cultural dedicado à integração e difusão da cultura dos diversos países latino-americanos. O projeto arquitetônico, de caráter monumental e modernista, foi concebido por Oscar Niemeyer em uma área de mais de 84 mil m², sendo 12 mil m² de área verde. O espaço conta com nove grandes edificações, dentre as quais se destacam o Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro, a Galeria Marta Traba, o Salão de Atos Tiradentes, a Biblioteca Latino-Americana Victor Civita e o Auditório Simon Bolívar.
Darcy Ribeiro legou ao espaço seu projeto cultural e a missão de pensar e mostrar nossa cultura. O acervo inclui artistas modernistas, mais de 50 mil livros e documentos e cerca de 3600 obras de arte popular latino-americana. Dos poemas de Pablo Neruda ao Painel Tiradentes de Portinari; dos alebrijes de Pedro Linares López aos leões do Mestre Nuca; das noivas de Izabel Mendes da Cunha ao vitral de Marianne Peretti, o Memorial contém e difunde a infinita riqueza da América Latina.
A Fundação tem um importante papel na vida acadêmica, promovendo a concessão de bolsas de pesquisa, cursos e publicações, além de realizar exposições, peças de teatro e atividades musicais. Parcerias com corpos consulares, o terceiro setor e a iniciativa privada também transformaram o Memorial em um polo de eventos gastronômicos, musicais e fóruns que fomentam as diversas expressões da indústria criativa latino-americana.
Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda, 01156-001
visitação: Terça-feira a domingo, das 10h às 17h
Varia de acordo com a programação
www.memorial.org.br
instagram:@memorialdaamericalatina
facebook: /memorialamericalatina