/governosp
Três ícones da cultura latino-americana estão representados em obras do artista plástico Bruno Portella no Memorial da América Latina: a líder política argentina Eva Perón; o revolucionário mexicano Emiliano Zapata; e a pintora mexicana Frida Kahlo.
Os quadros de Portella, ou Portman, ficam expostos no prédio da Administração da Fundação durante seis meses. Ele conta que recebeu o convite para expor as telas depois que seus trabalhos chamaram a atenção nas redes sociais: “Ainda estou tentando encontrar palavras para esse momento. O Memorial é um lugar que é ícone das artes e cultura da América Latina, estou muito feliz!”.
Portella utiliza cores bem vivas em seus trabalhos, que remetem ao fogo, atração que vem desde criança; ele inclusive tem uma série de obras intituladas Ícones de Fogo. Em suas pinturas retrata grandes nomes da música, cinema e literatura através da técnica true fire, que surgiu nos Estados Unidos e consiste em uma aerografia de chamas realistas. Há sete anos, se dedica à técnica, que adotou como estilo e a adaptou para a acrílica espatulada.
Segundo o artista, os personagens reproduzidos nos quadros representam a luta pelos seus países e cultura: “Cada um tinha sua luta regional, que não era motivada por interesses pessoais. São ícones que ainda inspiram muitos movimentos. Onde o fogo passa, ele transforma; as pessoas que costumo retratar também transformaram o meio por onde passaram”.
Portella conta que leva de 12 a 15 horas para finalizar cada obra. Das três que estão expostas, a que mais gostou de pintar foi a de Zapata. O quadro que representa Frida Kahlo foi feito ao vivo durante a Expo Revestir (março/2016, em São Paulo) e a intervenção durou cerca de cinco horas.
Sobre o artista
Bruno Portella é formado em Publicidade, mas reconhece que sempre teve uma veia artística. Aos 23 anos, começou a fazer aulas de desenho. Largou a carreira na área de Comunicação e, hoje, se dedica exclusivamente a arte plástica. É artista residente na Ampliart, em Poços de Caldas – Minas Gerais; na Capucine Picicaroli Galeria, em Cuiabá – Mato Grosso; Art & Design Gallery, em Miami – Estados Unidos; das galerias virtuais Über art e Arte Luv. Sua obra também faz parte do livro The Art Book Brasil, lançando em dezembro de 2015 durante a feira de arte e design Art Basel, em Miami. O livro traz 30 artistas brasileiros de destaque.
Link para o portfólio de Bruno Portella: www.flickr.com/portmanilustra Redes Sociais: Facebook: facebook.com/portmanilustra, Instagram: @portmanilustra Contato: portmanilustra@hotmail.com