/governosp
Um final de semana dedicado à música clássica na Fundação Memorial da América Latina. É o que o público terá nos dias 23 e 24 de abril, no Auditório Simón Bolívar, com entrada franca. Neste mês os corpos estáveis da Escola de Música do Estado de São Paulo (antiga Universidade Livre de Música), da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo iniciam a temporada 2011.
No sábado, às 21h, sobe ao palco a Orquestra Jovem Tom Jobim, regida pelo maestro Roberto Sion. Neste concerto de abertura, a Orquestra Jovem Tom Jobim executa arranjos orquestrais de obras de compositores seminais do cancioneiro nacional, como Tom Jobim (patrono da orquestra) e Dorival Caymmi.
Formada por 42 músicos bolsistas da Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), a Orquestra Jovem Tom Jobim tem como objetivo o resgate de obras tradicionais de grandes compositores brasileiros, com especial dedicação à obra de Tom Jobim, e à pesquisa e experimentação musical. Sua formação alia as sonoridades e a expressividade da orquestra sinfônica (cordas, madeiras e metais) com a força e o balanço da seção rítmica (piano, contrabaixo elétrico, guitarra, bateria e percussão), proporcionando-lhe uma enorme versatilidade estética (fonte:www.emesp.org.br)
No domingo, às 19h, será a vez da Banda Sinfônica Jovem de São Paulo, regida por Mônica Giardini. Sob o título “Moto Perpétuo”, a Banda Jovem apresenta um repertório especialmente composto para bandas sinfônicas, de autores contemporâneos como Clifton Williams e Morton Gould.
Segundo Mônica Giardini, a Banda Sinfônica Jovem começa este ano em novo patamar técnico, depois de uma reformulação. “Mudamos o número de componentes da Banda. Passamos de 70 músicos para 40. Diminuiu o número de componentes mais aumentou a qualidade”, explica Giardini.
Criada por ela em 1993, a Banda é formada por bolsistas que visam a profissionalização. O grupo tem executado composições originais para Banda Sinfônica, arranjos de autores consagrados da música erudita e obras do repertório popular. A Banda participa de importantes eventos na capital e no interior do estado, com atuações em óperas, poemas sinfônicos e em obras como a primeira audição da ópera Treemonisha, de Scott Joplin (1867-1917), e Paulistana, Retrato de uma Cidade, de Billy Blanco (1924-). Entre seus convidados já figuraram nomes como o maestro húngaro Lazslo Marosi e solistas como Hector Costita, Isaías e seus Chorões e Naná Vasconcelos (fonte: www.emesp.org.br).
Programas:
Orquestra Jovem Tom Jobim – Concerto de Abertura da Temporada 2011
TOM JOBIM E VINICIUS DE MORAES
Brigas Nunca Mais
Arr. Débora Gurgel
RAY NOBLE
Cherokee
Arr. Roberto Sion
DORIVAL CAYMMI
Suíte dos Pescadores
Arr. Roberto Sion / Nelson Ayres
BEATLES FOREVER
Arr. Luiz Arruda Paes
DORI CAYMMI E PAULO CÉSAR PINHEIRO
Amazon River
Arr. Roberto Sion
Banda Sinfônica Jovem de São Paulo – “Moto Perpétuo”
H. OWEN REED
Renascence
FRANK TICHELI
Sanctuary
DAVID R. GILLINGHAM
Be Thou My Vision
RALPH HULTGREN
Moto Perpétuo
(From “Symphony for Wind Orchestra”)
CLIFTON WILLIAMS
Symphonic Suíte
1. Intrada
2. Chorale
3. March
4. Antique Dance
5. Jubilee
MORTON GOULD
Jericho
Rhapsody for Symphonic Band
Serviço:
ORQUESTRA JOVEM TOM JOBIM
Regente: Roberto Sion
Data: 23/04, sábado
Horário: 21h
Local: Memorial da América Latina/Auditório Simón Bolívar
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – São Paulo – SP, portão 12
Estacionamento: Portão 15
Entrada franca
BANDA SINFÔNICA JOVEM DO ESTADO
Regente: Mônica Giardini
Data: 24/04, domingo
Horário: 19h
Local: Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – São Paulo – SP, portão 12
Estacionamento: portão 15
Entrada franca