/governosp
Principal evento internacional do calendário paulista dedicado exclusivamente à cinematografia da América Latina, o Festival de Cinema Latino-Americano está entre os finalistas do Prêmio Governador do Estado de São Paulo 2018. O Festlatino concorre com outros quatro indicados na categoria cinema: Cinemateca Brasileira, Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental e as cineastas Cristina Amaral e Laís Bodanzky.
Para votar e escolher o Festlatino basta acessar o site da Secretaria Estadual da Cultura (www.cultura.sp.gov.br), selecionar o projeto e, em seguida, clicar em votar.
Criado nos anos 1950 para valorizar e incentivar a produção cultural paulista, o Prêmio Governador do Estado para a Cultura tem nove categorias: Arte para Crianças, Artes Visuais, Cinema, Circo, Dança, Música, Teatro, Territórios Culturais e Instituições Culturais, além do “Destaque Cultural do Ano”. As comissões que escolheram os finalistas buscaram valorizar artistas, coletivos e iniciativas não apenas de São Paulo, mas também da Grande São Paulo e do interior do estado.
Realizado anualmente pelo Memorial da América Latina e pela Associação do Audiovisual, e contando com correalização do Sesc São Paulo e da Spcine, o festival foi criado em 2006 e hoje ocupa diversos espaços culturais da cidade de São Paulo, além do interior e promove exibições com obras inéditas, homenagens e programas especiais, além de seminários, encontros e debates.
Em 2018 o evento chega à 13ª edição consecutiva e volta a ter como palco principal o Auditório Simón Bolívar, reinaugurado no final do ano passado.
Suas cerimônias de abertura reúnem mais de três mil espectadores e sua abrangência é destacável, chegando a programar produções de até 18 países da região em uma mesma edição.