
No final de semana prolongado pelo feriado de 7 de setembro, uma multidão veio ao Memorial da América Latina, na Praça da Sombra, se deliciar no Festival de Sorvetes e aproveitou para conhecer as atrações culturais do Memorial. Foram cerca de 10 mil pessoas em cada dia, sábado, domingo e segunda. Elas estavam ali principalmente para degustar os gelados, mas também visitaram o Pavilhão da Criatividade Popular Darcy Ribeiro e a Galeria Marta Traba.
Dessa forma, o Memorial cumpre uma dos aspectos de sua missão cultural, oferecer lazer para toda a família. Sem, é claro, sem descuidar de seu objetivo maior de fomentar o saber e divulgar o conhecimento. Por exemplo, em todas as quartas-feiras pela manhã, especialistas latino-americanos sobre imigração dão palestras sobre o tema “Desloca(migra)mentos Mentes”. Neste 9 de setembro, será a vez do argentino Eduardo Domenech (Universidad Nacional de Córdoba) falar sobre “La globalización del control migratorio: antecedentes históricos y nuevas configuraciones en América Latina”.
No festival de sorvetes, o público pode provar tanto sorvetes tradicionais no Brasil, como a banana split, o milk shake, o sundae e o colegial, como as “novidades” dos últimos anos – paletas mexicanas, gelatos italianos, fronzen e uma variedade de picolés artesanais, incluindo os veganos e os sem lactose e sem glúten, entre outros. Uma feira com roupas, bijuterias, artesanato, sapatos, bolsas, objetos de decoração, brinquedos e aparelhos de massagem, entre outros produtos, também esteve disponível, além de uma praça de alimentação com food trucks de comida oriental, acarajé, galinhada, tapioca, pastéis, crepes, massas artesanais, hambúrguer e muito mais. Afinal, gastronomia também é cultura.
Serviço
3° Festival de Sorvetes
Realização Art Shine Promoções e Eventos
Local: Memorial da América Latina –Barra Funda
Praça da Sombra
Av: Auro Soares de Moura Andrade , 664
Entrada franca .