/governosp
Para quem vai ficar em São Paulo, o Memorial oferece ótimas atrações para os dois feriados, de 15 e 20 de novembro.
No dia 15 o I Salão Nacional do Jornalista Escritor abre para o público a partir das 14h, com palestras e atividades até 22h. Com a presença de jornalistas escritores ilustres como Ignácio Ramonet, Eric Nepomuceno, Ruy Castro, Fernando Morais, Luís Fernando Veríssimo, Carlos Heitor Cony, Ignácio de Loyola Brandão, Zuenir Ventura, Caco Barcelos e muitos outros, o salão tem atividades gratuitas. O Salão acontece até o dia 18 e tem uma programação especial voltada para crianças, o Salãozinho. Veja a programação completa no site www.memorial.org.br.
De 15 a 18 de novembro, o visitante pode conhecer um pouco mais da vida de Che Guevara na mostra “Idéias de um soldado da América”. Uma exposição de fotos de Che, desde criança até o fim trágico, também pode ser conferida até 2 de dezembro. Na rica documentação fílmica sobre Che, destaca-se a entrevista Cuando Pienso en Che (1987, 47 min.), resumo de 16 horas de conversa entre Fidel Castro e Gianni Minà, com legendas em português. Há também um curta do cineasta cubano Santiago Alvarez (Hasta la victoria siempre) e um média do argentino Fernando Birri (Mi Hijo el Che), além de entrevistas com familiares e pessoas que conviveram com Guevara. A programação também está no site do Memorial.
No dia 20, Dia da Consciência Negra, haverá um show gratuito às 19h no Auditório Simon Bolívar. As cantoras Luciana Mello, Daúde, Leilah Moreno, Vanessa Jackson são as atrações da noite. Os ingressos podem será retirados na véspera ou no dia mesmo, sempre a partir das 14h.
O dia 20 é também o último dia para conferir a exposição MIRADA – Latino-americanos do MAC USP no Memorial. Como o nome diz, a exposição é composta de 36 obras de artistas latino-americanos do acervo do MAC USP. Estão expostas obras de Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi, Lygia Clark, Hélio Oiticica, Nemésio Antúnez, Wilfredo Lam, Jesús Rafael Soto e Leonilson, entre outros.
No Pavilhão da Criatividade, está em cartaz até 2 de dezembro uma exposição de arte popular de Moçambique e Minas Gerais. Urubu-Rei/ Encontro da Terras é resultado de um intercâmbio cultural que uniu Moçambique e Minas sob orientação do designer Renato Imbroísi. Estão expostos objetos artesanais feitos de terra, folhas, sementes e fibras; tecelagem manual, crochê e bordado mineiros, assim como esculturas de ébano, mantas de palha e ourivesaria moçambicanas.
Além disso, vale um passeio pelo conjunto arquitetônico criado por Oscar Niemeyer e uma visita ao acervo permanente Pavilhão da Criatividade, que abriga uma coleção de cerca de 4.000 peças de arte popular latino-americana. Grupos a partir de 10 pessoas podem agendar pelo telefone 3823.4655 uma visita monitorada. Os guias são jovens estudantes bilíngües que, por cerca de 2 horas, fazem um verdadeiro mergulho na história e na cultura da América Latina.
Serviço:
Memorial da América Latina
De terça a domingo, das 9h às 18h (inclusive nos feriados)
Av. Auro Soares de Moura Adrade, 664, Barra Funda – ao lado do metrô
Entrada franca.
Telefone: (11) 3823-4600