/governosp
A exposição “Oscar Niemeyer e o Memorial da América Latina: Idéia e Obra”, que ficou exposta na Galeria Marta Traba do Memorial durante o mês de abril de 2007, pode, a partir do dia 17 deste mês, ser revisitada em um novo espaço. A mostra foi emprestada para itinerância e fica em exibição, até o início de junho, na Escola Politécnica da USP.
Trata-se de uma homenagem a Oscar Niemeyer, que completou cem anos em dezembro do ano passado, e foi o idealizador do conjunto arquitetônico do Memorial. A exposição reúne a reprodução de esboços e croquis do mestre, a coleção de parte dos desenhos de arquitetura e de projetos técnicos utilizados para a construção do Memorial, acervo de livros raros sobre o artista, além de fotos de Pedro Ribeiro tomadas durante a fundação. A curadoria é do professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, o arquiteto Rodrigo Queiroz.
Os esboços elaborados por Oscar Niemeyer, acompanhados pelos seus manuscritos nos quais explica as motivações e as razões do projeto permitem ver a força de sua criação e clareza das soluções. Esboços que registram um momento especial: o da antevisão do arquiteto quando registra as suas primeiras idéias que resultarão, meses depois, na obra concluída.
A mostra faz parte do projeto “Mês das Artes na Poli” que ocorre entre os dias 15 de abril a 04 de junho.