
A exposição “Argentinos encontram sua literatura” permanece em cartaz no saguão da Biblioteca Latino-americana Victor Civita até o próximo sábado, 24 de novembro. Esta é a última semana para o público conhecer o trabalhos de artistas plásticos argentinos radicados em São Paulo, que dialogam com a literatura de seu país. A curadoria é do crítico de arte Oscar D`Ambrosio, da Unesp. Não trata-se de uma releitura da literatura pelas artes plásticas. Os textos servem de inspiração, referência ou mesmo contraponto para criadores que permanecem explorando seu universo estético. A mostra é uma parceria da Fundação Memorial da América Latina com o Clube Argentino de São Paulo (CASP). A cerimônia de abertura contou com uma palestra do escritor argentino Martin Caparrós.
Clube Argentino de São Paulo (CASP) – fundado em 1997 por um grupo de argentinos, homens e mulheres que sentiram a necessidade de criar um espaço para congregar os argentinos residentes nesta metrópole. O CASP reconhece como sua missão representar a comunidade de argentinos que aqui mora, preservar seus valores e identidade, promover diversas atividades culturais e sociais, e contribuir para a integração dos argentinos no seio da sociedade paulista e brasileira.
Martín Caparrós – Licenciado em Letras e História pela Universidade de Paris (1979), é escritor e jornalista publicado regularmente em diversos meios de comunicação latino-americanos; foi vice-diretor do Diário “Critica de la Argentina”, correspondente em Nova York do Diário “Perfil”, e diretor da revista mensal “Babel – Revista de Libros”; foi, também, professor na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nacional de Buenos Aires; suas novelas foram traduzidas para diversas línguas, como o inglês, francés, alemão, italiano, coreano, ruso, polonés, português, grego, croata, romeno, dentre outras; recebeu diversos prêmios internacionais, entre eles, o “Prêmio Internacional Espanha de Rádio” (1984), o “Prêmio Rei da Espanha de Jornalismo” (1991) e o “Prêmio Planeta América Latina de Novela” (1994).
Serviço
Abertura:
6 de novembro – terça-feira, 19h30
Local: Biblioteca Latino-Americana
Exposição:
De 7 a 24 de novembro – De segunda à sexta
Horário: Das 9h às 18h, e aos sábados das 9h às 15h.
Entrada Franca